EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO

//GESTÃO ACADÉMICA

Numa sociedade cada vez mais marcada pela exigência de competitividade, flexibilidade e qualidade de informação, as universidades necessitam de uma administração competente e comprometida com a melhoria da qualidade dos serviços prestados. Por isso tem surgido um interesse crescente em apostar em sistemas de informação como um recurso organizacional imprescindível na gestão dessas instituições. De facto, os sistemas de informação permitem uma maior partilha de informação entre alunos, docentes, colaboradores e a comunidade universitária, em geral, além do seu papel decisivo na tomada de decisões estratégicas.
De modo a responder a estes desafios, a Quidgest desenvolveu um Sistema Integrado de Gestão Académica: uma solução que permite a gestão e controlo de processos académicos de Escolas e Instituições Universitárias e que cumpre com todos os requisitos estabelecidos pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Solução Quidgest:

FUNCIONALIDADES:

  • Gestão de todos os cursos: inscrições, sessões, ausências, listas de presença, avaliação e documentação;
  • Gestão de toda a base de dados de docentes: dados pessoais e profissionais dos docentes e respetivas unidades curriculares a que o docente está associado;
  • Gestão de Candidaturas e Pagamentos associados no início e com o decorrer do ano letivo, nomeadamente de propinas e pedidos de documentos.

VANTAGENS:

  • Assegura a prestação de um serviço de qualidade junto dos alunos, docentes e toda a comunidade académica;
  • A criação de um Balcão Único agrega, numa única plataforma, diferentes perfis, níveis de acesso e automatização de serviços conduzindo a uma poupança de tempo e redução de custos;
  • A organização consegue obter indicadores de desempenho relativamente aos vários processos, melhor comunicação entre os vários departamentos e, por sua vez, um maior alinhamento estratégico entre a admnistração, docentes e alunos;
  • O sistema permite acompanhar a expansão da organização, nomeadamente no que diz respeito à localização, dimensão e/ou rotatividade dos agentes que integram a comunidade universitária;
  • É possível responder mais rapidamente aos institutos superiores, a alterações nos planos curriculares, a processos académicos, a mudanças legislativas ou a inovações tecnológicas;
  • A transparência na gestão dos processos permite uma maior credibilidade junto da organização de ensino e, consequentemente, do público, em geral.