//SAÚDE, HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Desafios colocados às empresas e instituições:
- Dificuldades na planificação da avaliação dos riscos e no controlo e gestão dos mesmos;
- Dificuldade em fazer um planeamento assertivo que envolva todas as dimensões do trabalho da empresa;
- Necessidade de implementar as boas práticas neste âmbito ao abrigo da legislação em vigor, nesta matéria.
Solução Quidgest:
A solução de Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho (SHST) permite:
- Aceder à informação de acordo com os perfis estabelecidos (trabalhadores, auditores, administradores, etc.);
- Caracterizar as entidades responsáveis pelo SHST;
- Registar as equipas médicas e de emergência;
- Registar os acidentes ou incidentes de trabalho com caracterização completa;
- Registar as ausências e custos decorrentes do incidente;
- Controlar a comunicação de acidentes de trabalho, ou, doenças profissionais à seguradora;
- Registar os diversos tipos de consultas médicas;
- Marcação automática das datas de consulta e controlo das mesmas;
- Gerir o planeamento das consultas médicas;
- Gerir o planeamento, registo e controlo dos exames recomendados e complementares, vacinações e outras ações médicas;
- Controlar as ausências por motivo de doença;
- Registar ações de formação a realizar no âmbito de SHST;
- Gerir as presenças dos colaboradores inscritos;
- Registar e controlar as intervenções técnicas e auditorias realizadas, com anexação de documentos se necessário;
- Registar e gerir os EPI's (Equipamentos de Proteção Individual) associados a cada colaborador;
- Registar simulacros ocorridos com indicação dos postos de trabalho e colaboradores envolvidos;
- Registar produtos químicos utilizados com indicação das características e respetiva utilização de cada produto;
- Anexar a cada produto a documentação associada;
- Registar material de primeiros socorros, conteúdo, localização e prazos de validade;
- Registar os equipamentos e ferramentas existentes por posto de trabalho.