FIRST SIGHT MODEL
First Sight Model

PROJETOS QREN: FIRST SIGHT MODEL

DESCRIÇÃO GERAL
O desenvolvimento de soluções tecnológicas baseado em modelos (model driven development) tem inúmeras vantagens na geração de sistemas de informação de elevada complexidade, ao nível da maior rapidez de desenvolvimento, da qualidade do software desenvolvido, da gestão do conhecimento das equipas e da manutenção e evolução do sistema desenvolvido. Contudo, a visualização destes modelos é dificultada, quer pela complexidade da informação existente nas organizações, quer pela inexistência de uma ponte entre os conceitos de negócio de quem gere a informação e os conceitos tecnológicos das plataformas que desenvolvem as aplicações. 

Para responder a este desafio, o FIRST SIGHT MODEL visa construir uma framework de engenharia baseada em modelos com múltiplas camadas de abstração que permita gerir o desenvolvimento e a evolução de sistemas de informação complexos e facilitar a sua visualização para os especialistas de negócio e gestores de topo. No fundo, trata-se de criar uma ponte bidirecional entre os requisitos de negócio e a modelação de um sistema de informação.
Deste modo, o FIRST SIGHT MODEL irá conduzir a uma maior adaptação das soluções tecnológicas às necessidades das organizações, ao possibilitar a extração de modelos a partir dos dados de negócio do cliente e a identificação de módulos significativos no meio de modelos complexos.
Promovido pela Quidgest, em colaboração com o INOV INESC Inovação, o First Sight Model é um projeto financiado pelo QREN.

Principais objetivos

O FIRST SIGHT MODEL pretende dar resposta aos seguintes desafios:

  •  Facilitar a gestão e análise da complexidade dos sistemas, através da extração dos objetos mais relevantes a partir de modelos complexos (algoritmos de clustering hierárquico, ilhas de conceitos de domínio).
  •  Apoiar a navegação e a perceção dos conceitos existentes num determinado modelo (layouts de visualização com estratégias de fish-eye, interfaces de manipulação e visualização tridimensionais, clustering de conceitos).
  •  Criar modelos que representem conceitos de mais alto nível, isto é, conceitos mais específicos relacionados com processos de negócio e fluxos de trabalho (mapeamento modelo-modelo).

Ao dar resposta a estas questões, o FIRST SIGHT MODEL visa concretizar um dos maiores objetivos da engenharia informática: a criação de uma framekork de geração de aplicações completamente automática e plenamente rastreável, desde a definição de requisitos até ao package, pronto a entrar em produção.

LINHAS DE INVESTIGAÇÃO

Para a sua concretização, o First Sight Model terá por base 3 linhas de investigação:

  •  Gestão de Modelos Complexos, através de técnicas de data mining que permitam extrair, de forma automática, modelos de alto nível de abstração a partir de modelos de baixo nível;
  •  Visualização de Modelos Complexos, com recurso a técnicas de visualização em fish-eye aplicadas no contexto da visualização tridimensional e interativa de modelos;
  •  Criação de Modelos de Alto Nível, tirando partido do contributo das ADLs (Architecture Description Languages), que vão permitir interligar a linguagem de negócio (modelos de alto nível) com a linguagem informática (modelos de baixo nível); da aplicação das linguagens de transformação de modelos (MTM – Model Transformation Models); e do desenvolvimento de uma linguagem formal de requisitos.

Mais informações sobre o First Sight Model na revista QuidNews19.
 Download do artigo.

UM PROJETO:
quidgest, innov inesc inovação
COM O APOIO:
POR lISBOA, QREN, união Europeia