//GESTÃO DE ENCOMENDAS E FATURAÇÃO
O SINGAP permite ao organismo gerir todo o fluxo de uma encomenda, desde a criação da nota de
encomenda, passando pela guia de remessa até à emissão da fatura. O SINGAP contempla também uma integração com a AT cujo
intuito é a de facilitar a comunicação das guias de transporte por parte do organismo. Desta forma simples e rápida é
possível comunicar uma guia de transporte sem que exista a duplicação de introdução de dados.
A gestão de encomendas tem reflexo direto no módulo de gestão de stocks efetuando assim a atualização da quantidade
de stock existente dos artigos faturados e a atualização do custo médio das mercadorias vendidas.
- Reduz significativamente os tempos de processamento e recursos utilizados, através do funcionamento em multiposto e da integração dos dados com toda a gestão financeira da instituição;
- Elimina as incoerências existentes entre os stocks e a contabilidade financeira;
- Evita a desarticulação entre diferentes sistemas e pessoas, que inserem repetidamente os mesmos dados, com possibilidade de erro;
- Aumenta o controlo do processo de venda, desde a encomenda do cliente até à cobrança da fatura, uma vez que toda a informação é gerida no mesmo sistema.
Solução Quidgest:
FUNCIONALIDADES:
- Gestão de Faturas:
- Emissão de faturas com identificação do departamento responsável e liquidação no momento de emissão ou em diferentes prazos;
- Permissão e identificação de diversos modos de pagamento;
- Emissão de guias de receita ou formato específico das facturas impressas;
- Emissão de recibos ou autenticação da fatura pela tesouraria como fatura-recibo;
- Gestão de vendas a dinheiro em estabelecimento próprio.
- Gestão de Clientes:
- Controlo da conta corrente de cada cliente de acordo com critérios diversos (por data, por liquidações efetuadas/pendentes, etc.);
- Controlo do tipo de clientes (volumes de vendas, crédito concedido, entre outros).
- Gestão Comercial:
- Criação de um classificador de bens, com agregação por grupos de produtos ou serviços;
- Disponibilização de estatísticas de vendas por cliente, por centros de proveitos, por atividade, por grupos de serviços ou produtos;
- Apuramentos mensais por serviço, por classificação orçamental, por natureza da receita, por data de emissão ou de pagamento, ou de guias ou faturas ainda não pagas.
- Gestão de Existências:
- Verificação automática da disponibilidade;
- Abate das vendas aos stocks disponíveis;
- Registo de entradas, devoluções e controlo das existências.
- Gestão do Processo de Encomendas:
- Acompanhamento do processo de uma encomenda de um determinado cliente e avaliação do seu estado (satisfeita, expedida, faturada), de modo a responder de forma atempada à informação exigida pelo cliente.
VANTAGENS:
- Automatização dos processos: Tarefas rotineiras como vendas a dinheiro e satisfação de encomendas são facilitadas, uma vez que o sistema garante o registo automático e simultâneo das operações contabilísticas associadas à faturação de bens ou serviços, quer na ótica orçamental, quer na ótica patrimonial.
- Velocidade de execução: Com o funcionamento em multiposto existe uma maior distribuição do trabalho, fazendo diminuir drasticamente os tempos de processamento.
- Maior controlo e capacidade de análise: Com a partilha de informação entre os módulos de gestão financeira e patrimonial, as incoerências existentes entre os stocks e a contabilidade são eliminadas e todos os passos do processo de venda, desde a encomenda do cliente até à cobrança da fatura, são controlados.
- Eliminação da duplicação de tarefas: A interação entre os diferentes módulos e a partilha de informação evita a repetição de procedimentos e facilita a deteção de erros.
- Potenciais Destinatários: Organismos públicos com orçamento de receitas próprias com venda de bens e prestação de serviços.