//SERVIÇOS PARTILHADOS
A Quidgest tem uma experiência significativa no fornecimento de sistemas de informação para prestação de serviços partilhados em grande escala, em grupos económicos e em administrações públicas, nomeadamente nas áreas de:
- Recursos humanos, processamento de vencimentos e avaliação de desempenho
- Contabilidade e gestão financeira
- Aprovisionamento e gestão de recursos materiais (frotas, imóveis)
As soluções criadas especificamente para a prestação de serviços partilhados, distinguem-se por:
- se centrarem nos procedimentos e objetivos do grupo de organizações a que se destinam (e não na mera utilização comum de um package)
- incorporarem as perspetivas dos peritos das organizações, incluindo as que não são comuns a todo o grupo
- evoluírem facilmente, acompanhando a dinâmica concorrencial do sector, a movimentação estratégica das organizações, as mudanças legislativas e o desenvolvimento tecnológico
SUCESSO NA IMPLEMENTAÇÃO DE SERVIÇOS PARTILHADOS
Serviços partilhados estão positivamente associados a uma normalização de procedimentos e a economias de escala significativas. Porém, alguns cuidados são necessários na seleção das soluções informáticas de suporte:
- Não diminuir a exigência sobre os sistemas de informação que suportam os serviços partilhados. Não aceitar quaisquer supostas “boas práticas” sem as sujeitar a um benchmarking efetivo.
- Envolver os colaboradores na criação dos novos papéis (e não apenas facilitar a sua transição para estes papéis). Responsabilizar e motivar os colaboradores no sentido de apresentarem sugestões (e implementá-las, se pertinentes). Medir constantemente as melhorias obtidas.
- Garantir espaço para soluções inovadoras e de excelência.