DESTAQUES
GOVERNO DA JAMAICA ADOTA SISTEMA DE GESTÃO DE CAPITAL HUMANO DA QUIDGEST
05 Maio_2016A Quidgest e o Governo da Jamaica assinaram um contrato para a implementação da solução de gestão de recursos humanos - HCMES (Human Capital Management Enterprise System) em todo o Setor Público. Este projeto é liderado pelo Ministério das Finanças e Serviço Público da Jamaica.
O HCMES Software é promovido pela Quidgest e pelo seu parceiro local, a UHY Dawgen Chartered Accountants, com quem foi estabelecida uma parceria em 2014 para a expansão da empresa na região do Caribe. A solução é gerada pelo Genio, uma das mais avançadas plataformas para geração automática de software e desenvolvimento rápido de complexos sistemas de informação.
Foram cruciais para a escolha deste sistema, a experiência da Quidgest em projetos semelhantes, como o SIGRHARA, para a gestão de recursos humanos do Governo dos Açores, e o Genio.
Foi no final de 2015 que o Governo da Jamaica e a Quidgest assinaram este contrato mas só agora está a ser anunciado oficialmente. O projeto, já em curso, tem como objetivo principal o de implementar um sistema integrado que faça a gestão do capital humano do Governo da Jamaica. Com uma visão integrada e unificada, também focada nos serviços partilhados, o HCMES Software inclui funcionalidades tanto para gestão de Recursos Humanos como para Folhas de Vencimento.
“É com grande expectativa que abraçamos este projeto. Há desafios significativos, como os processos atuais ou a legislação local, por exemplo, os salários podem ser processados quinzenalmente. Mas, estamos confiantes que temos tudo para ser bem-sucedidos, em particular, graças à nossa equipa de recursos humanos, ao nosso parceiro local e a todo o entusiasmo das pessoas do Governo com quem nós trabalhamos”, referiu Hugo Miguel Ribeiro, VP North America and Caribbean, e também gestor de projeto.
Tal como outros projetos internacionais desenvolvidos pela Quidgest, é financiado pelo Inter-American Development Bank (IDB), no âmbito do Programa de Eficiência do Sector Público do país.
Estando dividido em várias fases, as primeiras duas têm uma duração estimada de dois anos, de modo a cobrir todos os processos de recursos humanos que envolvem 26.925 funcionários. As últimas três fases preveem cobrir os processos dos restantes funcionários públicos da Jamaica, num total aproximado de 120.000. O HCMES Software será continuamente ajustado à realidade e às contínuas mudanças da legislação local.