DESTAQUES

QUIDGEST REFORÇA PRESENÇA EM EL SALVADOR COM IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE VETERANOS DE GUERRA

30 Jul_2015

A Quidgest encontra-se atualmente em fase de implementação de um Sistema de Gestão que visa criar um registo centralizado para agilizar os contactos e apoio à comunidade de Veteranos de Guerra em El Salvador. O projeto está dividido em duas fases, incidindo no recenseamento da população-alvo e no desenvolvimento de funcionalidades e serviços que permitam uma identificação das suas necessidades e estado físico, pessoal e familiar para criar a resposta mais adequada e efetiva. Para o desenvolvimento de um projeto com forte impacto e relevância, a Quidgest estabeleceu uma parceria com a empresa SST Soluciones, uma conceituada empresa Salvadorenha especializada na área. Este projeto insere-se ainda na estratégia de crescimento adotada pela empresa para os países da região, onde já desenvolveu projetos também na Nicarágua.

A primeira fase abrangeu o recenseamento dos Veteranos, num total de mais de 30,000 ex-combatentes. Uma vez terminada a identificação da comunidade, procedeu-se à análise e migração dos registos existentes. A informação recolhida permite assim o acesso imediato ao histórico de cada veterano de guerra, assim como à impressão de cartões de identificação. Esse histórico contém dados relevantes sobre os danos sofridos durante o conflito, a caracterização do agregado familiar atual e da sua situação de saúde, empregos, rendas, entre outras informações relacionadas de todos os ex-combatentes.

Numa fase posterior, está prevista a implementação de um sistema de pensões e bolsas de estudo para os sobreviventes e seus familiares, com base no suporte à decisão fornecido pelo sistema. Este projeto surge de uma doação efetuada pela República da China de Taiwan à Secretaria de Participação Cidadã, Transparência e Anticorrupção de El Salvador e vem reforçar a presença da empresa tecnológica no País e na região, após a implementação, em 2013, de um sistema de Balanced Scorecard na Secretaria Técnica da Presidência da República de El Salvador.
O Sistema da Quidgest foi adaptado de modo a permitir ao Governo uma melhor gestão das suas políticas públicas e dos fundos recebidos dos organismos multilaterais, através da criação de um sistema de monitorização de indicadores (sociais, políticos e económicos), que era inexistente até então. Já em 2014, a Quidgest tinha sido selecionada pela Empresa Nacional de Transmissão Elétrica da Nicarágua (Enatrel) para fornecer, em parceria com uma marca latino-americana, um software de gestão que permite monitorizar em permanência o desempenho da organização.