GESTÃO FINANCEIRA

//PLANEAMENTO E GESTÃO DE PROJETOS QUIDGEST

A solução Planeamento e Gestão de Projetos Quidgest (PGP Quidgest) foi desenvolvida com o intuito de oferecer às organizações uma ferramenta tecnologicamente evoluída e totalmente adequada à implementação de um sistema de Gestão de Projetos.
O PGP Quidgest é uma solução serve como suporte à gestão e acompanhamento de projetos, desenvolvendo uma abordagem sistémica do planeamento e promovendo estimativas mais precisas para o bom funcionamento da organização. Pela sua construção, este sistema tecnológico de informação, permite associar atividades, alocar recursos e gerir a componente financeira do projeto.
Esta ferramenta visa garantir assim uma melhor coordenação, qualidade e rentabilidade dos projetos através do acompanhamento das várias fases do: planeamento, gestão, comunicação e orçamento.

GESTÃO FINANCEIRA DO PROJETO Controlo Execução Orçamental

Através da funcionalidade de Controlo de Execução Orçamental, a organização tem a possibilidade de gerir e controlar eficazmente toda a execução orçamental, patrimonial e analítica dos seus projetos de investimento ou investigação.
Está disponível no sistema, a elaboração e visualização de orçamentos de projetos, permitindo o controlo dos montantes orçamentados em cada centro de custo, com correspondência à vertente orçamental (contabilidade orçamental).
Ou seja, o orçamento de projetos é definido por uma estrutura de centro de custos, que será utilizada na imputação do ciclo de despesa e receita, sendo possível efetuar a equivalência direta entre projetos, centros de custo, rubricas orçamentais e plano de contas.
Todo o circuito da despesa e da receita registado no módulo Gestão Orçamental e Financeira tem reflexo a nível de execução de projetos, permitindo quer um controlo eficaz na execução orçamental, quer no reporte correto da informação contabilística.

ESTRUTURA DO PGP

A gestão de projetos está preparada para acompanhar o ciclo de vida de um projeto nas fases de: planificação, execução e entrega.
A solução PGP Quidgest pode ajudar a melhorar a visibilidade e o controlo dos vários projetos de uma organização, alinhando as prioridades estratégicas e apoiando o trabalho das equipas, por forma a assegurar uma entrega de projetos dentro dos prazos e do orçamento predefinido.

Solução Quidgest:

FUNCIONALIDADES:

  •  Ficha Individual de projeto, e possibilidade de aceder através desta ficha a documentos digitalizados de relevante importância para o projeto tais como: documentos de candidatura (contrato, certidões, plano de trabalhos/ DoW, documentos de despesa e de receita, entre outros);
  •  Permite definir milestones com várias atividades em n níveis (WBS);
  •  Possibilidade de ter múltiplos projetos;
  •  Mostra os mapas de pontos de controlo (milestones) e os mapas de afetação de recursos de cada projeto;
  •  Permite elaborar cronogramas de atividades e definir o orçamento de cada projeto;
  •  Gere os processos de comunicação entre os vários intervenientes no projeto;
  •  Interface (ficheiros e mapas) com qualquer plataforma de gestão de candidaturas e despesas como a da FCT ou COMPETE;
  •  Project Charter;
  •  Mapa de indicadores de gestão do projeto e de avaliação de risco.

VANTAGENS:

  •  Flexibilidade na definição dos vários projetos;
  •  Completa autonomia da organização na configuração da aplicação;
  •  Interfaces Gráficos Apelativos e Intuitivos;
  •  Facilidade de Uso e Navegabilidade;
  •  Facilidade de visualização dos resultados em tempo-real;
  •  Facilidade de exploração de informação diversa;
  •  Integração com o sistema BSC Quidgest®.

GESTÃO DE PROJETOS - INVESTIGADOR

Esta componente permite a gestão do orçamento do projeto (de desenvolvimento institucional, contratos-programa, individuais e plurianuais) pela transformação de rubricas orçamentais em rubricas de projeto e do ano económico para o ano de vida útil do projeto. Assegura a integração e alinhamento com o orçamento da instituição que acolhe o projeto.
Assegura, ainda, a produção de toda a informação sobre a execução diária do orçamento, por rubricas de projeto, por anos de vida útil do projeto, e considerando a classificação orçamental por programa/medida, fonte de financiamento e classificação económica, e patrimonial e analítica.
Assegurar a possibilidade de se proceder a imputação de todas as despesas previstas em orçamento em percentagem.
A solução contará com as seguintes especificidades:

  •  Integração com o Módulo CEO (consulta de execução orçamental);
  •  Desenvolvimento de uma componente específica do CEO que será utilizada/acedida pelos investigadores;
  •  Desenvolvimento de uma estrutura de orçamento plurianual;
  •  Desenvolvimento da estrutura de orçamento por rubrica do FCT (classificação europeia) com possibilidade de alterações orçamentais;
  •  Desenvolvimento do processamento de despesas de Terceiros/Parceiros do projeto;
  •  Desenvolvimento de uma nova estrutura de pedidos de pagamento a associar a processamentos pagos e receitas recebidas que permita elaborar relatórios de reporte de execução à FCT;
  •  Balancetes orçamentais por classificação europeia (rubricas FCT);
  •  Balancete patrimonial de um projeto.