|
|
|
|
Gestão Clínica
|
O
Sistema de Gestão Clínica da Quidgest
confia aos profissionais de saúde os meios para
aumentar a produtividade no complexo trabalho que desenvolvem e racionalizar
a prestação de cuidados de saúde à população:
-
Adaptabilidade:
capacidade de adequação do sistema às necessidades específicas das
organizações e integração com módulos de outras áreas (Gestão
Documental, Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Patrimonial,
entre outros);
-
Confidencialidade:
respeito pela privacidade do doente na circulação de informação
clínica pela rede informática;
-
Experiência:
gestão de dois dos principais subsistemas de saúde em Portugal –
PT-ACS e IOS/CTT – com mais de 120 mil beneficiários e com
uma rede de prestadores distribuída por todo o país;
-
Flexibilidade:
arquitectura de software capaz de gerir grandes volumes de informação
nos mais variados ambientes operacionais;
-
Integração:
informação coerente e actualizada, partilhada por utilizadores com
diversas competências, sem duplicação de esforços;
-
Produtividade:
manutenção de elevados níveis de atendimento;
-
Qualidade:
adequação ao uso e melhoria contínua dos sistemas, através do
acompanhamento constante das alterações que afectam o funcionamento da
organização;
-
Segurança:
adopção de medidas de segurança que determinam quem tem acesso à
informação.
|
|
|
|
Farmácia Hospitalar
A solução proposta permite
gerir o ciclo de vida de qualquer bem da unidade hospitalar, controlando
a qualquer momento todos os bens em circulação desde a sua encomenda até
a sua administração ao doente.
O principal objectivo é
racionalizar a distribuição de bens e controlar os custos. Para o
efeito, utilizamos um conjunto de módulos que se articulam num todo
completo e integrado para dar resposta ao circuito abaixo.
|
|
O módulo de Gestão de Stocks e Farmácia Hospitalar permite gerir de
forma completa e integrada, em múltiplos armazéns, os Materiais de
Consumo Clínico, Farmácia, Laboratório e outros, como os de Consumo
Administrativo.
A Gestão de Stocks e Farmácia está totalmente integrada com a Gestão de
Aprovisionamento e com os módulos de Prescrição e Ficha clínica.
|
|
Urgência
Hospitalar
O sistema proposto contempla os processos de entrada nas Urgências, bem
como o da triagem inicial. Quando o paciente se regista é-lhe atribuído um código,
que dará a cada especialista,
consoante as suas competências, acesso ao processo clínico do mesmo.
Para isso, utilizam-se diversos perfis para os
diferentes utilizadores: enquanto os médicos visualizam um
processo com informação clínica, o pessoal auxiliar terá acesso a um
processo menos específico e mais administrativo. Com esta solução Quidgest poder-se-á visualizar toda a informação que o cliente desejar,
como:
Este módulo permite também consultar a História Clínica Electrónica
dos doentes que foram atendidos previamente no hospital. A sua
integração com as soluções Quidgest para as outras áreas permite
a consulta de informação clínica dos vários episódios e processos de um
doente que seja pesquisado no sistema informático.
Essa informação pode
ser impressa com os dados devolvidos pela pesquisa, bem como avaliações
médicas que se registaram durante o episódio que se está a pesquisar. |
|
O módulo de Urgência Hospitalar permite aceder à
Gestão de Altas, à Gestão de Internamentos, ou à Prescrição Electrónica, estando os vários módulos
sempre interligados com as outras especialidades. Desta forma, o
doente e o seu historial podem ser sempre consultados em qualquer solução Quidgest utilizada. |
|
Gestão de
Internamentos
A solução de
Gestão de Internamentos é o
módulo do sistema proposto que gere a admissão, o
internamento e as altas dos doentes, assim como todos os recursos
disponíveis para Internamento (camas, taxa de ocupação).
Gestão de
Doentes Entrados - processos de
internamento à entrada no hospital, cancelamento de um internamento,
emissão de documentos para um internamento e lista de internamentos
pendentes para um determinado período de tempo.
|
|
Gestão de
Altas - processos de altas (alta e
cancelamento de alta) e documentação da alta (relatório de alta, alta
voluntária, factura, necessidade de ambulâncias, comprovativo do
internamento do paciente, comprovativo de assistência ao doente para
acompanhamento, etc.).
Gestão de
Camas - O sistema contempla os processos necessários ao
controlo da taxa de ocupação das camas do hospital: criação de camas
novas, modificação e eliminação de camas existentes, consulta de
detalhe do doente entrado em uma determinada cama e em transferências ou
rotações de doentes, etc. Também permite obter uma relação das camas do
hospital, ordenada de acordo com o critério seleccionado pelo
utilizador.
Este módulo permite ainda gerir
o trabalho nos serviços de internamento de acordo com uma planta das
camas distribuídas pelas diferentes enfermarias.
|
|
Prescrição Electrónica
de Medicamentos
A Quidgest apoia a prescrição electrónica de medicamentos. Este módulo está
inserido no âmbito das Consultas Externas e já vigora desde 1997, ano em
que
a empresa foi pioneira neste
domínio. Permitiu poupanças significativas aos subsistemas de saúde
que o utilizam, sem qualquer prejuízo para os utentes.
As últimas
prescrições e as últimas consultas de
especialidade/referenciação são outras informações do utente que o sistema
suporta.
O sistema indica a quantidade
de embalagens do medicamento existentes, assim como a posologia.
Permite também controlar o número
de linhas e
de embalagens por receita, visualizar e imprimir relatórios e reimprimir e revalidar documentos
emitidos.
Com a Prescrição Electrónica de
Medicamentos, é possível ainda controlar a consulta, alteração, actualização e criação
de fichas clínicas,
de acordo com o perfil do médico.
Actualmente são utilizadas as
receitas normalizadas (impressão da receita modelo 1806 e 1806A),
podendo coexistir impressos diferentes para utentes de vários sistemas.
Entre outras regras, o sistema
garante a numeração automática a partir da última receita emitida.
O software de
Prescrição Electrónica de Medicamentos da Quidgest é certificado pela
Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).
»» SABER MAIS |
|
|
|
Processo Clínico
Inserida nas
Consultas Externas, esta é uma solução
bastante completa. Permite
criar agendas para recursos com
a definição dos intervalos de tempo (slot) para marcação, reserva,
comentários definidos por dia e recurso, como consta na figura.
Relativamente às tarefas de
consulta, marcação/desmarcação e definição dos parâmetros da agenda, é
possível definir diferentes tipos de acesso por utilizador.
É ainda possível controlar o
acesso de cada utilizador ou grupo de utilizadores a um ou mais
recursos, como posto médico, grupo de médicos ou
especialidade/grupo de especialidades. A definição de perfis de
utilizador e de grupos de utilizadores é uma funcionalidade comum a todas as soluções criadas pela Quidgest.
O sistema permite visualizar,
imprimir e exportar as agendas entre um intervalo de datas:
com as horas, marcações, documentos emitidos e formas de contacto; com a possibilidade de
parametrizar os elementos a imprimir. |
|
No momento da marcação, é
possível visualizar e recolher informação adicional sobre o utente e sobre o acto
médico a realizar. Há ainda a possibilidade de consultar o histórico das
operações na agenda de marcação inicial e de desmarcação. Deste modo,
consegue-se evitar a sobreposição de marcações.
Outros componentes
importantes são a informação sobre a saúde do utente ou indicadores sobre registos existentes.
|
|
Gestão de Dietética e
Nutrição
Esta solução permite consultar ou
registar a dieta seguida para o doente e seu acompanhante. Se o doente é
alérgico, essa indicação é feita no topo da informação.
|
|
|
|
Seguimento dos
Doentes
Esta solução permite registar a
evolução do doente. Quanto mais completo for o registo, melhor é o seguimento
do doente. Os dados
podem ser inseridos ou alterados enquanto o paciente marca uma consulta.
Para cada paciente, podem-se consultar e registar os
seguintes elementos:
-
Dados vitais;
-
Curas;
-
Confirmação de tomas/Tratamento Farmacológico;
-
Seguimento de prestações solicitadas;
-
Cuidados na Enfermaria;
-
Medidas;
-
Problemas;
-
Observações;
-
Avaliação de Enfermagem;
-
Dietas e vias de alimentação;
-
Balanço hídrico;
-
Glicemias e glicosúrias;
-
Úlceras por pressão;
-
Seguimento de consultas solicitadas;
-
Folhas de seguimento clínico.
Também se podem imprimir os documentos correspondentes:
Manutenção do Processo Clínico
Esta funcionalidade permite
criar novos processos clínicos, modificar (em condições muito bem
definidas) os dados já existentes, inserir novas informações e consultar
e eliminar processos clínicos (na realidade, transferindo-os para
arquivo histórico).
Estão contempladas
funcionalidades que permitem:
-
Abrir/modificar o processo clínico;
-
Eliminar (transferir para arquivo) o processo clínico;
-
Mudar o número do histórico;
-
Unir dois processos clínicos;
-
Acompanhar a circulação do processo clínico;
-
Efectuar um pedido de processo clínico;
-
Transferir processos clínicos.
|
|
Utentes
O sistema permite agrupar os
dados do utente de modo a garantir a gestão do mesmo registo por
entidades diferentes, conforme o perfil de acesso definido. Possibilita
também a caracterização de perfis de acesso.
Marcação
de Consultas via Web
Para simplificar o
processo de marcação ou visualização de consultas,
estas podem ser feitas via
Web. O paciente não está dependente dos funcionários para aceder a estas
funcionalidades. Os funcionários podem assim trabalhar mais noutras
áreas, sem interrupções, o que faz aumentar a produtividade.
O esquema que se segue simula os passos
principais do processo, que pode ser adequado às características
específicas de cada cliente:
Após confirmação, surge a informação de que a marcação foi realizada com
sucesso. Posteriormente, é possível verificar que consultas estão
marcadas e para que datas. Do mesmo modo, o utente pode receber, por
e-mail, um aviso da proximidade de uma consulta previamente
marcada.
Gestão de Altas
As funcionalidades existentes
neste módulo permitem registar as saídas dos pacientes do hospital, bem como emitir os documentos necessários.
-
Alta de pacientes;
-
Documentos para alta;
-
Registo/resumo da Enfermaria;
-
Quadros de evolução da estadia;
-
Notificação para Atenção Primária;
-
Registo de alta voluntária;
-
Registo médico de alta;
-
Anulação da alta;
-
Controlo de ausências;
-
Marcação de consultas.
|
|
|
|