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Gestão Clínica

O Sistema de Gestão Clínica da Quidgest confia aos profissionais de saúde os meios para aumentar a produtividade no complexo trabalho que desenvolvem e racionalizar a prestação de cuidados de saúde à população:
  • Adaptabilidade: capacidade de adequação do sistema às necessidades específicas das organizações e integração com módulos de outras áreas (Gestão Documental, Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Patrimonial, entre outros); 

  • Confidencialidade: respeito pela privacidade do doente na circulação de informação clínica pela rede informática;

  • Experiência: gestão de dois dos principais subsistemas de saúde em Portugal – PT-ACS e IOS/CTT – com mais de 120 mil beneficiários e com uma rede de prestadores distribuída por todo o país;

  • Flexibilidade: arquitectura de software capaz de gerir grandes volumes de informação nos mais variados ambientes operacionais;

  • Integração: informação coerente e actualizada, partilhada por utilizadores com diversas competências, sem duplicação de esforços;

  • Produtividade: manutenção de elevados níveis de atendimento;

  • Qualidade: adequação ao uso e melhoria contínua dos sistemas, através do acompanhamento constante das alterações que afectam o funcionamento da organização;

  • Segurança: adopção de medidas de segurança que determinam quem tem acesso à informação.


   
 

Farmácia Hospitalar

A solução proposta permite gerir o ciclo de vida de qualquer bem da unidade hospitalar, controlando a qualquer momento todos os bens em circulação desde a sua encomenda até a sua administração ao doente.

O principal objectivo é racionalizar a distribuição de bens e controlar os custos. Para o efeito, utilizamos um conjunto de módulos que se articulam num todo completo e integrado para dar resposta ao circuito abaixo.

 

 

O módulo de Gestão de Stocks e Farmácia Hospitalar permite gerir de forma completa e integrada, em múltiplos armazéns, os Materiais de Consumo Clínico, Farmácia, Laboratório e outros, como os de Consumo Administrativo.

A Gestão de Stocks e Farmácia está totalmente integrada com a Gestão de Aprovisionamento e com os módulos de Prescrição e Ficha clínica. 

 


Urgência Hospitalar

O sistema proposto contempla os processos de entrada nas Urgências, bem como o da triagem inicial. Quando o paciente se regista é-lhe atribuído um código, que dará a cada especialista, consoante as suas competências, acesso ao processo clínico do mesmo.

Para isso, utilizam-se diversos perfis para os diferentes utilizadores: enquanto os médicos visualizam um processo com informação clínica, o pessoal auxiliar terá acesso a um processo menos específico e mais administrativo. Com esta solução Quidgest poder-se-á visualizar toda a informação que o cliente desejar, como:

  • Informação clínica;

  • Informação administrativa;

  • Diagnósticos e terapêuticas;

  • Gestão de altas;

  • Internamentos.

Este módulo permite também consultar a História Clínica Electrónica dos doentes que foram atendidos previamente no hospital. A sua integração com as soluções Quidgest para as outras áreas permite a consulta de informação clínica dos vários episódios e processos de um doente que seja pesquisado no sistema informático.

Essa informação pode ser impressa com os dados devolvidos pela pesquisa, bem como avaliações médicas que se registaram durante o episódio que se está a pesquisar.

   



O módulo de Urgência Hospitalar permite aceder à Gestão de Altas, à Gestão de Internamentos, ou à Prescrição Electrónica, estando os vários módulos sempre interligados com as outras especialidades. Desta forma, o  doente e o seu historial podem ser sempre consultados em qualquer solução Quidgest utilizada.


Gestão de Internamentos

A solução de Gestão de Internamentos é o módulo do sistema proposto que gere a admissão, o internamento e as altas dos doentes, assim como todos os recursos disponíveis para Internamento (camas, taxa de ocupação).

Gestão de Doentes Entrados - processos de internamento à entrada no hospital, cancelamento de um internamento, emissão de documentos para um internamento e lista de internamentos pendentes para um determinado período de tempo.

 

 

Gestão de Altas - processos de altas (alta e cancelamento de alta) e documentação da alta (relatório de alta, alta voluntária, factura, necessidade de ambulâncias, comprovativo do internamento do paciente, comprovativo de assistência ao doente para acompanhamento, etc.).

Gestão de Camas - O sistema contempla os processos necessários ao controlo da taxa de ocupação das camas do hospital: criação de camas novas, modificação e  eliminação de camas existentes, consulta de detalhe do doente entrado em uma determinada cama e em transferências ou rotações de doentes, etc. Também permite obter uma relação das camas do hospital, ordenada de acordo com o critério seleccionado pelo utilizador.

Este módulo permite ainda gerir o trabalho nos serviços de internamento de acordo com uma planta das camas distribuídas pelas diferentes enfermarias.


Prescrição Electrónica de Medicamentos

A Quidgest apoia a prescrição electrónica de medicamentos. Este módulo está inserido no âmbito das Consultas Externas e já vigora desde 1997, ano em que a empresa foi pioneira neste domínio. Permitiu poupanças significativas aos subsistemas de saúde que o utilizam, sem qualquer prejuízo para os utentes.

As últimas prescrições e as últimas consultas de especialidade/referenciação são outras informações do utente que o sistema suporta.

O sistema indica a quantidade de embalagens do medicamento existentes, assim como a posologia. Permite também controlar o número de linhas e de embalagens por receita, visualizar e imprimir relatórios e reimprimir e revalidar documentos emitidos.

Com a Prescrição Electrónica de Medicamentos, é possível ainda controlar a  consulta, alteração, actualização e criação de fichas clínicas, de acordo com o perfil do médico.

Actualmente são utilizadas as receitas normalizadas (impressão da receita modelo 1806 e 1806A), podendo coexistir impressos diferentes para utentes de vários sistemas.

Entre outras regras, o sistema garante a numeração automática a partir da última receita emitida.

O software de Prescrição Electrónica de Medicamentos da Quidgest é certificado pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).

 

 

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Processo Clínico

Inserida nas Consultas Externas, esta é uma solução bastante completa. Permite criar agendas para recursos com a definição dos intervalos de tempo (slot) para marcação, reserva, comentários definidos por dia e recurso, como consta na figura.

Relativamente às tarefas de consulta, marcação/desmarcação e definição dos parâmetros da agenda, é possível definir diferentes tipos de acesso por utilizador.

É ainda possível controlar o acesso de cada utilizador ou grupo de utilizadores a um ou mais recursos, como posto médico, grupo de médicos ou especialidade/grupo de especialidades. A definição de perfis de utilizador e de grupos de utilizadores é uma funcionalidade comum a todas as soluções criadas pela Quidgest.

O sistema permite visualizar, imprimir e exportar as agendas entre um intervalo de datas: com as horas, marcações, documentos emitidos e formas de contacto; com a possibilidade de parametrizar os elementos a imprimir.

 

No momento da marcação, é possível visualizar e recolher informação adicional sobre o utente e sobre o acto médico a realizar. Há ainda a possibilidade de consultar o histórico das operações na agenda de marcação inicial e de desmarcação. Deste modo, consegue-se evitar a sobreposição de marcações.

Outros componentes importantes são a informação sobre a saúde do utente ou indicadores sobre registos existentes.


Gestão de Dietética e Nutrição

Esta solução permite consultar ou registar a dieta seguida para o doente e seu acompanhante. Se o doente é alérgico, essa indicação é feita no topo da informação.

   

Seguimento dos Doentes

Esta solução permite registar a evolução do doente. Quanto mais completo for o registo, melhor é o seguimento do doente. Os dados podem ser inseridos ou alterados enquanto o paciente marca uma consulta.

Para cada paciente, podem-se consultar e registar os seguintes elementos:

  • Dados vitais;

  • Curas;

  • Confirmação de tomas/Tratamento Farmacológico;

  • Seguimento de prestações solicitadas;

  • Cuidados na Enfermaria;

  • Medidas;

  • Problemas;

  • Observações;

  • Avaliação de Enfermagem;

  • Dietas e vias de alimentação;

  • Balanço hídrico;

  • Glicemias e glicosúrias;

  • Úlceras por pressão;

  • Seguimento de consultas solicitadas;

  • Folhas de seguimento clínico.

Também se podem imprimir os documentos correspondentes:

  • Documentação da evolução do paciente;

  • Folha de seguimento clínico.

Manutenção do Processo Clínico

Esta funcionalidade permite criar novos processos clínicos, modificar (em condições muito bem definidas) os dados já existentes, inserir novas informações e consultar e eliminar processos clínicos (na realidade, transferindo-os para arquivo histórico).

Estão contempladas funcionalidades que permitem:

  • Abrir/modificar o processo clínico;

  • Eliminar (transferir para arquivo) o processo clínico;

  • Mudar o número do histórico;

  • Unir dois processos clínicos;

  • Acompanhar a circulação do processo clínico;

  • Efectuar um pedido de processo clínico;

  • Transferir processos clínicos.

 

 

Utentes

O sistema permite agrupar os dados do utente de modo a garantir a gestão do mesmo registo por entidades diferentes, conforme o perfil de acesso definido. Possibilita também a caracterização de perfis de acesso.

Marcação de Consultas via Web

Para simplificar o processo de marcação ou visualização de consultas, estas podem ser feitas via Web. O paciente não está dependente dos funcionários para aceder a estas funcionalidades. Os funcionários podem assim trabalhar mais noutras áreas, sem interrupções, o que faz aumentar a produtividade.

O esquema que se segue simula os passos principais do processo, que pode ser adequado às características específicas de cada cliente:

Após confirmação, surge a informação de que a marcação foi realizada com sucesso.  Posteriormente, é possível verificar que consultas estão marcadas e para que datas. Do mesmo modo, o utente pode receber, por e-mail,  um aviso da proximidade de uma consulta previamente marcada.

Gestão de Altas

As funcionalidades existentes neste módulo permitem registar as saídas dos pacientes do hospital, bem como emitir os documentos necessários.

  • Alta de pacientes;

  • Documentos para alta;

  • Registo/resumo da Enfermaria;

  • Quadros de evolução da estadia;

  • Notificação para Atenção Primária;

  • Registo de alta voluntária;

  • Registo médico de alta;

  • Anulação da alta;

  • Controlo de ausências;

  • Marcação de consultas.

 

  

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