Optimizar
a gestão de recursos humanos na hotelaria de luxo
Numa óptica de renovação dos seus sistemas, o
Hotel Ritz Four Seasons confiou à Quidgest o desenvolvimento de uma
solução de Gestão de Recursos Humanos integrada com toda a estratégia da
empresa. |
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Testemunho
“Com o software de Gestão de Recursos
Humanos da Quidgest conseguimos um aumento significativo da
qualidade do trabalho produzido que resulta na redução das
dúvidas apresentadas pelos colaboradores sobre o
processamento dos salários. Também houve uma redução
significativa do tempo necessário à execução das tarefas.
A
equipa da Quidgest revela muita simpatia, disponibilidade total
para resolver as nossas questões e flexibilidade na adaptação do
programa às nossas necessidades.”
(Dra. Rosina Resende, Assist. Human Resources Director)
Breve descrição do Cliente
O Hotel Ritz Four Seasons, com sede em
Lisboa, é gerido pela Four Seasons, empresa no topo mundial da
hotelaria de luxo. A sua missão é satisfazer, com elevados padrões
de qualidade, as necessidades e gostos dos seus clientes.
Para
uma organização desta dimensão, com um elevado número de
colaboradores, é fundamental que haja soluções de gestão
tecnologicamente evoluídas e integradas, capazes de responder
rapidamente às solicitações e alterações necessárias.
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Problemas de negócio e necessidades que conduziram ao projecto
Numa óptica de renovação dos seus sistemas, o Hotel Ritz Four
Seasons confiou à Quidgest o desenvolvimento de uma solução de Gestão de
Recursos Humanos integrada com a sua estratégia de negócio. O sistema
anterior mostrava-se desadequado às suas necessidades acrescidas, pondo em
causa a competitividade e eficiência da empresa.
Os objectivos primários do projecto passavam por melhorias nos níveis de
desempenho do serviço e redução de custos na gestão de recursos humanos.
Caracterização da solução desenvolvida
Numa fase inicial,
o levantamento de necessidades e desenho do sistema foi realizado em
conjunto com o Cliente, o que fez com que a solução fosse totalmente
adequada às suas necessidades.
Durante a implementação, que durou aproximadamente 2 meses, os técnicos da Quidgest deslocaram-se ao Hotel Ritz
para dar formação sobre as funcionalidades do sistema e facilitar a gestão
da mudança.
Posteriormente, houve uma fase de transição, com os dois sistemas – o novo e o antigo –
a funcionar em
paralelo, para efectuar os carregamentos necessários para o novo software e
tornar a adaptação gradual e pacífica.
Neste projecto foram implementadas as seguintes funcionalidades: gestão do
processo do funcionário, assiduidade, processamento de vencimentos, emissão
de mapas de vencimentos, avaliação de desempenho, acompanhamento de acções
de formação e estatísticas obrigatórias. Garantiu-se, ainda, a total integração dos diversos processos, salvaguardando
o cumprimento das normas e procedimentos em vigor no Hotel Ritz.
Resultados
alcançados
Com esta solução o Hotel Ritz Four Seasons:
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Aumentou
os níveis de produtividade média por funcionário através da maior
velocidade na execução das operações, não duplicação de esforços e
redução de erros por meio dos mecanismos de validação e preenchimento
automático;
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Interligou a gestão de recursos humanos com a gestão do negócio,
identificando rapidamente os pontos fortes e fracos da sua estrutura de
pessoal;
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Fomentou
a integração e a gestão por processos, aumentando a competitividade e a
criação de valor para o Cliente;
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Optimizou a Gestão da Informação através da maior partilha da
informação, maior controlo e monitorização de dados por vários
utilizadores e eliminação da informação paralela;
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Poupou
mais de 10 horas semanais nas tarefas que passaram a ser desempenhadas com o
apoio do sistema da Quidgest.
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HUMANOS
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