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Direcção-Geral dos Impostos

Integrar informação dispersa geograficamente

Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) implementa a solução da Quidgest para gerir todos os bens da organização distribuídos pelo território nacional.

 

Breve descrição do Cliente

A Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) é um serviço integrado na administração directa do Estado. Através da DGCI, o Ministério das Finanças e da Administração Pública prossegue as suas funções de definição e condução da política financeira do Estado, designadamente nos domínios orçamental e fiscal, de coordenação das políticas financeiras dos diversos subsectores do sector público administrativo, das relações financeiras do Estado com a União Europeia e outros Estados e organizações internacionais, bem como da concepção, execução e avaliação da política referente à Administração Pública.

Principais objectivos alcançados com o projecto

  • Melhorias na qualidade da informação disponível;

  • Redução substancial do tempo, esforços e erros inerentes à inserção da informação em vários sistemas e em diferentes bases de dados;

  • Maior facilidade de controlo e gestão da informação.

 

 

 

 

»» MAIS CASOS DE SUCESSO


                   

 


Problemas de negócio e necessidades que conduziram ao projecto
A Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) é um dos exemplos de sucesso na integração de sistemas conseguida com o software produzido pelo Genio da Quidgest.
A DGCI, enquanto organismo com descentralização de competências pelos vários serviços centrais, regionais e locais, enfrentava problemas relacionados com a dispersão geográfica de activos e com escassez de recursos de centralização da informação. Esta era insuficiente, desactualizada e incorrecta. As formas de pesquisa dos dados relativos aos bens eram limitadas e de acesso lento.
Para a DGCI, foi fundamental centralizar toda a informação, de modo a obter uma percepção exacta do valor total do património. Isto só foi possível através do registo rigoroso de todos os activos dispersos geograficamente e da integração da informação relativa aos bens móveis e imóveis.

Caracterização da solução desenvolvida
Atendendo às necessidades da DGCI, a Quidgest avançou com um projecto específico na área da Gestão Patrimonial, em parceria com a Direcção-Geral de Informática e Apoio aos Serviços Tributários e Aduaneiros (DGITA).
O SINGAP®  – Gestão Patrimonial foi integrado com a parte tecnológica da DGITA para garantir que todos os serviços regionais utilizem um sistema único, no qual os utilizadores das várias direcções inserem os dados relativos a todos os activos.
Para Álvaro Damas, coordenador da área de Aprovisionamento e Gestão Patrimonial da Quidgest, «após o levantamento dos requisitos, concluiu-se que fazia todo o sentido implementar o sistema de informação de Cadastro e Inventariação dos Bens do Estado, integrando as componentes de bens móveis, veículos e imóveis. Só assim era possível uma maior coerência e controlo de toda a informação.»
Para este projecto, a Quidgest utilizou uma funcionalidade especialmente útil, de entre as muitas que constituem o acervo do Genio: cada utilizador só pode ter acesso ao património da sua área, embora o património de cada área distrital esteja a ser registado simultaneamente na DGITA, que tem acesso a toda a informação.

Resultados alcançados
Com a integração dos sistemas, a DGCI:

  1. Tem acesso a informação mais detalhada e rigorosa;

  2. Efectua análises sobre todo o seu universo patrimonial;

  3. Assegura a integridade dos dados, através do estabelecimento de operações recíprocas entre os vários softwares de gestão;

  4. Melhorou visivelmente a qualidade da informação, já que actualmente sabe exactamente o número de bens móveis e imóveis que possui, onde estão localizados e quais as suas características específicas;

Álvaro Damas, coordenador da área de Aprovisionamento e Gestão Patrimonial, afirma: «O maior nível de controlo é visível logo na implementação. Enquanto numa primeira análise os bens a ser inventariados estavam entre um milhão e um milhão e meio, quando chegámos a cerca de 60% do levantamento do património, a perspectiva já era ficar-se pelos 500 mil bens.»

 

 
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