Integrar
informação dispersa geograficamente
Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) implementa a solução da Quidgest
para gerir todos os bens da organização distribuídos pelo território
nacional. |
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Breve descrição do Cliente
A Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) é um
serviço integrado na administração directa do Estado. Através da
DGCI, o Ministério das Finanças e da Administração Pública
prossegue as suas funções de definição e condução da política
financeira do Estado, designadamente nos domínios orçamental e
fiscal, de coordenação das políticas financeiras dos diversos
subsectores do sector público administrativo, das relações
financeiras do Estado com a União Europeia e outros Estados e
organizações internacionais, bem como da concepção, execução e
avaliação da política referente à Administração Pública.
Principais objectivos
alcançados com o projecto
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Melhorias na qualidade da informação
disponível;
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Redução substancial do tempo, esforços
e erros inerentes à inserção da informação em vários
sistemas e em diferentes bases de dados;
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Maior facilidade de controlo e gestão
da informação.
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»» MAIS CASOS DE SUCESSO
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Problemas de negócio e necessidades que conduziram ao projecto
A Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) é um dos exemplos de sucesso na
integração de sistemas conseguida com o software produzido pelo Genio da
Quidgest.
A DGCI,
enquanto organismo com descentralização de competências pelos vários
serviços centrais, regionais e locais, enfrentava problemas relacionados com
a dispersão geográfica de activos e com escassez de recursos de
centralização da informação. Esta era insuficiente, desactualizada e
incorrecta. As formas de pesquisa dos dados relativos aos bens eram
limitadas e de acesso lento.
Para a DGCI,
foi fundamental centralizar toda a informação, de modo a obter uma percepção
exacta do valor total do património. Isto só foi possível através do registo
rigoroso de todos os activos dispersos geograficamente e da integração da
informação relativa aos bens móveis e imóveis.
Caracterização da solução desenvolvida
Atendendo às necessidades da DGCI, a Quidgest avançou com um projecto
específico na área da Gestão Patrimonial, em parceria com a Direcção-Geral
de Informática e Apoio aos Serviços Tributários e Aduaneiros (DGITA).
O SINGAP® – Gestão Patrimonial foi
integrado com a parte tecnológica da DGITA para garantir que todos os
serviços regionais utilizem um sistema único, no qual os utilizadores das
várias direcções inserem os dados relativos a todos os activos.
Para Álvaro Damas, coordenador da área de Aprovisionamento e Gestão
Patrimonial da Quidgest, «após o levantamento dos requisitos, concluiu-se
que fazia todo o sentido implementar o sistema de informação de Cadastro e
Inventariação dos Bens do Estado, integrando as componentes de bens móveis,
veículos e imóveis. Só assim era possível uma maior coerência e controlo de
toda a informação.»
Para este projecto, a Quidgest utilizou uma funcionalidade especialmente
útil, de entre as muitas que constituem o acervo do Genio: cada utilizador
só pode ter acesso ao património da sua área, embora o património de cada
área distrital esteja a ser registado simultaneamente na DGITA, que tem
acesso a toda a informação.
Resultados
alcançados
Com a integração dos sistemas, a DGCI:
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Tem
acesso a informação mais detalhada e rigorosa;
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Efectua
análises sobre todo o seu universo patrimonial;
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Assegura
a integridade dos dados, através do estabelecimento de operações
recíprocas entre os vários softwares de gestão;
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Melhorou
visivelmente a qualidade da informação, já que actualmente sabe
exactamente o número de bens móveis e imóveis que possui, onde estão
localizados e quais as suas características específicas;
Álvaro Damas,
coordenador da área de Aprovisionamento e Gestão Patrimonial,
afirma: «O maior nível de controlo é visível logo na implementação.
Enquanto numa primeira análise os bens a ser inventariados estavam entre um
milhão e um milhão e meio, quando chegámos a cerca de 60% do levantamento do
património, a perspectiva já era ficar-se pelos 500 mil bens.»
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