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Programa Operacional Sociedade do Conhecimento (POSC)

 
 Gestão Financeira e Contabilidade Pública no POS-Conhecimento

 

Breve descrição do cliente

O Programa Operacional Sociedade do Conhecimento (POSC) enquadra-se na política que vem sendo concretizada pelo Governo português para a dinamização da sociedade da Informação e do conhecimento em Portugal. A sua missão é operacionalizar e financiar projectos que concretizem a estratégia nacional para a Sociedade da Informação no quadro dos objectivos da União Europeia.
O POSC está financeiramente vinculado à Agência para a Sociedade do Conhecimento. A UMIC é um instituto público tutelado pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que tem por missão o planeamento, a coordenação e o desenvolvimento de projectos na área da Sociedade da Informação.

Testemunhos

“A Quidgest constitui-se como um dos exemplos mais completos de sucesso duma empresa portuguesa na interpretação correcta da mensagem de Michael Porter sobre a criação de valor através de produtos e serviços reconhecidos pelo mercado. Uma aposta estruturada na Inovação e uma mobilização estratégica dos recursos para uma partilha permanente de conhecimento com os clientes são as grandes chaves para esta afirmação positiva da Quidgest. Importa, por isso, saber aprender com esta história de sucesso e tirar ilações para o futuro num quadro global cada vez mais
competitivo.”

(Francisco Jaime Quesado, Gestor do POSC)

“Sendo o core business do POSC o financiamento de projectos na área da Sociedade da Informação e do Conhecimento, tornou-se fundamental centralizar a informação relativa a cada projecto financiado, ao mesmo tempo que era indispensável uma solução que fizesse a gestão orçamental do Programa Operacional. Encontrámos na solução da Quidgest essa ferramenta. Além de ser extremamente apelativa, é de fácil utilização e conseguiu simplificar tarefas que anteriormente consumiam imenso
tempo útil e que não traziam nenhum valor acrescentado ao Gabinete de Gestão. A simplicidade dos forms do sistema cativa a atenção do utilizador, que de uma maneira intuitiva consegue começar a trabalhar sem grandes necessidades de formação.”
(Paulo Salsa, Técnico de Contabilidade do POSC)

 


                   

 


Problemas de negócio e necessidades que conduziram ao projecto

Um dos eixos prioritários de actuação do POSC é aumentar, em prazo útil, a competitividade da economia portuguesa. Isto implica o estímulo directo à concretização de projectos avançados de Tecnologias da Informação e da Comunicação, de forma a potenciar a inovação e o desenvolvimento tecnológico e a garantir a devida articulação entre as estratégias de desenvolvimento empresarial.

Para dar resposta à sua envolvente, o POSC sentiu uma forte necessidade de evolução e inovação, até então comprometidas pela incoerência dos dados, que não reflectiam a realidade da instituição. Ao mesmo tempo, o programa sentia uma evidente dificuldade na obtenção de informação em tempo útil, devido ao elevado esforço exigido na sua validação.

Foi ainda pela necessidade de reformulação dos processos e optimização do modelo de negócio da organização que o POSC decidiu procurar a Quidgest, dando início à substituição dos sistemas de informação em funcionamento por uma solução capaz de dar suporte às suas novas necessidades.

Caracterização da solução desenvolvida

O POSC apostou na Quidgest para automatizar os seus processos, reduzir o tempo de realização de tarefas, eliminar a informação paralela e normalizar e automatizar todos os procedimentos mais comuns. Só assim foi possível reduzir os erros humanos e as falhas de comunicação e, logo, garantir a qualidade do serviço prestado.

No ano 2000 e num curto intervalo de tempo, a resposta foi dada pela Quidgest através de um sistema abrangido por um conjunto de três módulos. Estes cobrem a totalidade das actividades de Gestão Financeira e Contabilidade Pública desenvolvidas pelo programa: POCP e Gestão Orçamental, Gestão de Tesouraria e Home Banking.

Solução de Gestão Financeira e Contabilidade Pública

A solução POCP e Gestão Orçamental permite: classificar as operações de acordo com a contabilidade orçamental e o POCP de forma automática; controlar a despesa relativa a um ou mais orçamentos em simultâneo, seguindo o ciclo da execução orçamental; gerir o orçamento de receita de um organismo; acompanhar a evolução de diversas contas bancárias ou caixas, para além de realizar reconciliações bancárias; elaborar balanços, demonstrações de resultados, mapas de fluxos de caixa e conta de gerência, bem como um conjunto de mapas e listagens previstas na legislação e outros considerados importantes para uma gestão eficaz.

A Gestão de Tesouraria reúne toda a informação referente à gestão das diversas contas bancárias e fundos de maneio que o organismo utiliza, ao controlo dos pagamentos e recebimentos em tesouraria e em conta, às transferências entre contas e às guias de reposição e restituição, a um nível mais detalhado do que aquele que é permitido no módulo de POCP e Gestão Orçamental.

O módulo de Home Banking possibilita a emissão de um ficheiro com os dados necessários à concretização de transferências bancárias para entidades externas (como fornecedores), a enviar para a Direcção-Geral do Tesouro.

Resultados alcançados

Com o apoio da Quidgest, o POSC conseguiu optimizar a relação com os seus destinatários e clientes, ao disponibilizar o acesso imediato a uma visão geral do desempenho do instituto. O POSC garante que, graças à solução da Quidgest, passou a haver uma maior partilha de informação e uma maior comunicação entre serviços, conseguidas através de uma base de dados única. Ao mesmo tempo, verificou-se uma fácil adaptação por parte dos utilizadores, que rapidamente passaram a dominar o sistema de informação sem duplicação de esforços.

Como  resposta à dificuldade de obtenção de informação em tempo útil e à necessidade de reestruturação de processos, a solução da Quidgest permitiu atingir uma maior velocidade na execução de todas as operações, uma drástica redução de erros por meio dos mecanismos de validação e preenchimento automático, uma introdução mais eficiente dos dados e, em última análise, uma reformulação e automatização de todos os processos.

Toda a informação relevante para o funcionamento diário do programa passou a estar centralizada e acessível em tempo real, constituindo um apoio decisivo na tomada de decisões correctas e atempadas.

Com a solução Gestão Financeira e Contabilidade Pública da Quidgest, foi possível reduzir em quase 50% os custos operacionais do POSC. No entanto, eficiência e simpatia foram os requisitos mais valorizados pelo programa no desempenho da Quidgest, tendo sido indicados como decisivos para o sucesso deste projecto.

Com a solução de Gestão Financeira e Contabilidade Pública (POCP e Gestão Orçamental, Gestão de Tesouraria e Home Banking), o POS-Conhecimento reduziu em 50% os seus custos operacionais.

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