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Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge

   Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade

   Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) aumenta eficiência e melhora desempenho com solução da Quidgest de suporte ao PNAEQ

 

Breve descrição do cliente

Os Programas de Avaliação Externa da Qualidade destinados a laboratórios clínicos foram implementados em Portugal no fim dos anos 70, sob a coordenação do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).
Instituição centenária, braço laboratorial do sistema de saúde português, o INSA foi pioneiro na implementação de ensaios entre laboratórios.
No âmbito do seu licenciamento e fiscalização, os laboratórios devem participar em programas de avaliação externa para receberem a Garantia da Qualidade. Os programas devem ser de preferência nacionais, dando a lei como exemplo os realizados pelo INSA.
A participação voluntária e confidencial em esquemas de Avaliação Externa da Qualidade (em inglês, EQA), em que os laboratórios comparam os seus resultados com os de outros, é a única forma de garantir a sua exactidão.
O objectivo destes programas é ajudar os laboratórios a manterem e melhorarem o seu desempenho, assegurando a comparabilidade e uniformidade dos resultados dos laboratórios participantes.

Vantagens do EQA:

  • Enquadramento da actividade desenvolvida no âmbito do PNAEQ;

  • Homogeneização dos programas de análise;

  • Flexibilidade na configuração de cada programa;

  • Maior eficiência dos recursos humanos envolvidos em cada um dos processos;

  • Maior transparência e controlo sobre os processos envolvidos;

  • Facilidade de utilização do módulo EQA Web, tanto para o utilizador final como para a entidade gestora;

  • Definição de perfis de utilizadores no acesso ao sistema;

  • Melhoria da imagem interna e externa do PNAEQ.

 


                   

 


Problemas de negócio e necessidades que conduziram ao projecto

Da necessidade de garantir uma mais rápida e rigorosa organização da informação, integrada com a estratégia de negócio do INSA, nasceu a vontade de substituir os sistemas de informação em funcionamento por uma solução capaz de dar suporte às novas necessidades do Instituto.

Para estimular a competitividade e eficiência do INSA, garantindo a qualidade dos programas e melhorando o desempenho de todo o serviço, procedeu-se à normalização e automatização dos procedimentos mais comuns, reduzindo-se assim os custos de gestão de recursos humanos e o tempo de realização de tarefas.

Caracterização da solução desenvolvida

Pelo grande número de participantes e programas envolvidos, tornou-se indispensável que as actividades do Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade (PNAEQ) fossem suportadas por sistemas de informação.

Com o desenvolvimento do sistema de informação EQA, a Quidgest colaborou activamente no processo de disponibilização via Web e sistematização das áreas laboratoriais envolvidas no PNAEQ.

Uma solução de benchmarking

O sistema é constituído por três módulos que cobrem a totalidade das actividades desenvolvidas, da gestão de programas e laboratórios clientes, passando pela recolha de resultados via Web, até à sua análise e processamento estatístico.

O módulo de gestão de programas e laboratórios permite gerir laboratórios clientes, inscrições e utilizadores, planear e lançar ensaios e amostras, visualizar relatórios, produzir etiquetas, criar certificados, configurar programas, definir testes qualitativos e quantitativos e condições de ensaio, configurar modelos e propriedades estatísticas base e administrar o sistema.

Por sua vez, o módulo de recolha de resultados de ensaios permite fazer a inscrição on-line em programas, preencher o boletim de resposta, consultar dados preenchidos ou visualizar relatórios estatísticos em formato PDF.

Finalmente, o módulo de análise estatística de resultados possibilita fazer simulações estatísticas sobre um ensaio, visualizar relatórios estatísticos internos ao EQA a partir de simulações, visualizar relatórios estatísticos intermediários, publicar simulações ou criar relatórios estatísticos finais de laboratórios.

Resultados alcançados

A reformulação dos processos de trabalho, como a integração dinâmica de novas funcionalidades procedimentais e de novos avanços tecnológicos, teve implicações imediatas ao nível da gestão da informação.

Maior partilha da informação, maior controlo e monitorização de dados por vários utilizadores, melhor comunicação entre serviços e eliminação da informação paralela foram alguns dos resultados alcançados.

Em termos de desempenho, assistiu-se a um aumento da produtividade média por funcionário. Tal deveu-se ao aumento da velocidade de execução das operações (como a maior rapidez na emissão dos relatórios), à redução de erros por meio dos mecanismos de validação e preenchimento automático e à automatização de processos.

Actualmente, a solução de benchmarking EQA gere mais de 30 programas de análises, com uma média de 3 ensaios anuais para cerca de 400 laboratórios.

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