Problemas de negócio e
necessidades que conduziram ao projecto
Da necessidade de garantir uma mais rápida e rigorosa organização da
informação, integrada com a estratégia de negócio do INSA, nasceu a vontade
de substituir os sistemas de informação em funcionamento por uma solução
capaz de dar suporte às novas necessidades do Instituto.
Para
estimular a competitividade e eficiência do INSA, garantindo a qualidade dos
programas e melhorando o desempenho de todo o serviço, procedeu-se à
normalização e automatização dos procedimentos mais comuns, reduzindo-se
assim os custos de gestão de recursos humanos e o tempo de realização de
tarefas.
Caracterização da solução desenvolvida
Pelo grande número de participantes e programas envolvidos, tornou-se
indispensável que as actividades do Programa Nacional de Avaliação Externa
da Qualidade (PNAEQ) fossem suportadas por sistemas de informação.
Com o desenvolvimento do sistema de informação EQA, a Quidgest colaborou
activamente no processo de disponibilização via Web e sistematização das
áreas laboratoriais envolvidas no PNAEQ.
Uma solução de benchmarking
O sistema é constituído por três módulos que cobrem a totalidade das
actividades desenvolvidas, da gestão de programas e laboratórios clientes,
passando pela recolha de resultados via Web, até à sua análise e
processamento estatístico.
O módulo de gestão de programas e laboratórios permite gerir laboratórios
clientes, inscrições e utilizadores, planear e lançar ensaios e amostras,
visualizar relatórios, produzir etiquetas, criar certificados, configurar
programas, definir testes qualitativos e quantitativos e condições de
ensaio, configurar modelos e propriedades estatísticas base e administrar o
sistema.
Por sua vez, o módulo de recolha de resultados de ensaios permite fazer a
inscrição on-line em programas, preencher o boletim de resposta,
consultar dados preenchidos ou visualizar relatórios estatísticos em formato
PDF.
Finalmente, o módulo de análise estatística de resultados possibilita fazer
simulações estatísticas sobre um ensaio, visualizar relatórios estatísticos
internos ao EQA a partir de simulações, visualizar relatórios estatísticos
intermediários, publicar simulações ou criar relatórios estatísticos finais
de laboratórios.
Resultados
alcançados
A reformulação dos processos de trabalho, como a integração dinâmica de
novas funcionalidades procedimentais e de novos avanços tecnológicos, teve
implicações imediatas ao nível da gestão da informação.
Maior
partilha da informação, maior controlo e monitorização de dados por vários
utilizadores, melhor comunicação entre serviços e eliminação da informação
paralela foram alguns dos resultados alcançados.
Em termos de
desempenho, assistiu-se a um aumento da produtividade média por funcionário.
Tal deveu-se ao aumento da velocidade de execução das operações (como a
maior rapidez na emissão dos relatórios), à redução de erros por meio dos
mecanismos de validação e preenchimento automático e à automatização de
processos.
Actualmente, a solução de benchmarking EQA gere mais de 30
programas de análises, com uma média de 3 ensaios anuais para cerca
de 400 laboratórios. |
»» MAIS CASOS DE SUCESSO |