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Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social

     Uma estratégia clara, mensurável e bem balanceada

     Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social (IGFSS) implementa Balanced Scorecard
     Quidgest e coloca a estratégia no centro da avaliação do seu desempenho global

 

Testemunho
"O IGFSS é um dos primeiros organismos públicos portugueses a dispor de um sistema de Balanced Scorecard (BSC).

Graças ao sistema desenvolvido pela Quidgest é hoje possível, de forma quase instantânea, desenvolver o controlo de gestão de toda a actividade do Instituto.

A construção da solução decorreu em moldes exemplares. Num curto intervalo de tempo, em virtude de um empenhamento mais próximo de uma parceria do que da mera relação entre fornecedor e cliente, a Quidgest colocou em produção um sistema de grande qualidade que muito contribuiu para que o IGFSS tenha hoje uma estratégica clara, mensurável e bem balanceada face às variáveis de contexto.

Tudo isto contribui para reforçar a confiança interna na capacidade de desenvolver a estratégia num quadro de melhoria constante da qualidade dos nossos serviços. No plano externo, deu mais visibilidade a um Instituto que quer ser líder no lançamento de boas práticas de gestão e na qualidade do serviço público que presta".


(Dr. Rui Manuel Baptista Fiolhais, Vice-Presidente do Conselho Directivo do IGFSS)

 

Breve descrição do Cliente
O Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social (IGFSS) é a entidade tutelada pelo Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social com a missão de gerir os recursos económicos do Orçamento da Segurança Social.

Trata-se do segundo maior orçamento anual, depois do Orçamento Geral de Estado, com um volume financeiro na ordem dos 27 mil milhões de euros.

No âmbito da gestão financeira, o IGFSS trabalha, diariamente, com 30 instituições públicas. É ainda responsável pela recuperação coerciva da dívida à Segurança Social, bem como pela administração de 5 mil imóveis em todo o território continental.

Para cumprir a sua missão, o IGFSS conta com cerca de 470 colaboradores distribuídos pelas suas instalações em Lisboa, no Porto e nos 20 serviços desconcentrados: as Secções de Processo Executivo.

 

»» MAIS CASOS DE SUCESSO


                   

 


Problemas de negócio e necessidades que conduziram ao projecto
O Conselho Directivo do IGFSS estabeleceu como principais metas a atingir a elaboração do Plano de Actividades, a monitorização mensal do seu desempenho, a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade, que o instituto pretende certificar com base na norma NP EN ISO 9001:2000 e a garantia da qualidade do serviço público.

Para cumprir os desafios propostos, o IGFSS procurou, em primeiro lugar, dotar-se de ferramentas de gestão fiáveis para planear e controlar as actividades dos seus colaboradores. Só assim seria possível alinhar todos os recursos, dispersos geograficamente, nos objectivos e estratégia da organização.

Em segundo lugar, e dada a importância e relevância estratégica do IGFSS no sistema de Segurança Social, o instituto procurou meios capazes de produzir informação fiável e uma solução de avaliação de desempenho institucional, de forma a medir o cumprimento dos requisitos essenciais à garantia da qualidade do serviço público e à conquista do certificado pretendido.


Caracterização da solução desenvolvida
Tendo em conta os requisitos e necessidades do IGFSS, a Quidgest desenvolveu uma solução informática de suporte à implementação e utilização de balanced scorecards, o Balanced Scorecard Quidgest. Trata-se de uma importante ferramenta de apoio ao trabalho de reflexão e consultoria, altamente flexível e moldável pelo utilizador, que permite avaliar a evolução e o desempenho do IGFSS a diferentes níveis.

O sistema abrange todas as representações territoriais do instituto, desde a estrutura central em Lisboa às Secções de Processo Executivo distritais. Com esta solução, o IGFSS:

  • Constrói e reconfigura múltiplos mapas estratégicos, com total autonomia e flexibilidade na definição da visão, da estratégia, dos objectivos, dos indicadores, das metas e dos projectos;

  • Dispõe de um sistema que oferece uma grande facilidade de uso e de navegação;

  • Trata e visualiza os dados em tempo real, a partir de gráficos apelativos e intuitivos, cujos resultados são de fácil exportação para vários formatos digitais;

  • Assegura a total integração do sistema com qualquer software externo;

  • Dispõe de um sistema de avisos e notificações integrado com o MSOutlook.

A segurança no acesso à informação é garantida a partir da atribuição de diferentes níveis de responsabilidade segundo os utilizadores. Desta forma, cada colaborador do Instituto tem unicamente acesso à informação relevante para o seu perfil.

À implementação do software seguiram-se acções de formação, nomeadamente à equipa técnica responsável pelo projecto e pela sua gestão. O objectivo foi dotar os utilizadores-chave dos conhecimentos necessários à implementação e posterior manutenção do sistema.


Resultados alcançados
Com o Balanced Scorecard da Quidgest, o Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social construiu, inicialmente, um BSC corporativo com quatro temas estratégicos, coincidentes com as suas áreas de negócio.

De seguida, alargou-se essa metodologia aos processos de suporte, construindo assim mapas estratégicos para cada um dos onze processos que integram o Sistema de Gestão da Qualidade. No conjunto de todos esses processos, o scorecard do IGFSS tem mais de 100 objectivos, medidos por mais de 300 indicadores, a que correspondem cerca de 2000 metas.

Principais benefícios alcançados com o projecto:

  1. Clarificação da visão, dos objectivos e da estratégia do Instituto;

  2. Dinamização da comunicação entre as várias estruturas territoriais do IGFSS que, em tempo real, acedem à mesma base de dados;

  3. Alinhamento de todos os colaboradores na estratégia da organização;

  4. Acesso imediato a uma visão geral do desempenho do Instituto, a partir de gráficos e relatórios dinâmicos;

  5. Análises detalhadas das causas e efeitos das medidas tomadas, o que permite o planeamento correcto de acções e a afectação dos recursos aos processos mais críticos;

  6. Monitorização das responsabilidades e dos resultados das acções individuais de cada colaborador e de cada área;

  7. Apuramento rápido da informação a enviar ao Secretário de Estado da Segurança Social.

 

Publicado: Outubro 2007

 
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