Problemas de negócio e
necessidades que conduziram ao projecto
Racionalizar recursos, agilizar processos e evitar desperdícios são as
palavras de ordem que decorrem da conjuntura económica em que nos
encontramos actualmente. O desenvolvimento de soluções que apoiem esta
racionalização é uma necessidade fundamental de qualquer organismo. Ao
implementar sistemas de informação da Quidgest, o ICA procurou reestruturar
processos de gestão de forma a racionalizar eficientemente os seus recursos
e executar alterações em tempo real. A solução desenvolvida pela Quidgest
destinou-se a substituir as aplicações então existentes no ICA, dando
resposta às novas necessidades deste organismo:
• Controlar e rentabilizar todos os recursos;
• Ultrapassar dificuldades crescentes de manutenção, agravadas pela
obsolescência do sistema físico e respectivas soluções;
• Contornar as dificuldades de obtenção da informação em tempo útil, devido
ao esforço exigido na sua validação;
• Garantir uma mais rápida e rigorosa organização da informação, integrada
com a estratégia de negócio do instituto.
Caracterização da solução desenvolvida
O sistema desenvolvido pela Quidgest para o ICA veio substituir as
aplicações então existentes, automatizando processos de modo a responder às
novas necessidades de gestão que surgiram neste organismo. Tem por objectivo
melhorar a gestão e o tráfego da informação, possibilitando um melhor
controlo e monitorização de dados entre os diversos utilizadores. A redução
de erros e falhas humanas, bem como a diminuição do tempo de realização de
tarefas estão também na origem do desenvolvimento desta solução.
O SINGAP – Recursos Humanos da Quidgest permite executar as medidas
definidas em tempo real, evitando a desactualização da informação e
possíveis atrasos de processamento. Esta solução veio permitir ao instituto
gerir os seus próprios recursos com rapidez e actualização de dados no
momento.
Desde 2004 que o ICA beneficia de soluções relativas ao processamento de
vencimentos, às ajudas de custo e às comparticipações da ADSE. Foi com o
contributo destas soluções que, em 2008, o instituto conseguiu alcançar o
prémio EFQM (European Foundation for Quality Management Excellence Award),
um galardão de excelência reconhecido internacionalmente. Está ainda
prevista para breve a implementação de soluções de apoio à gestão
estratégica (BSC Quidgest) e à avaliação de desempenho.
Resultados
alcançados
A reestruturação do sistema de informação do ICA tinha, numa primeira
etapa, objectivos que consistiam na simplificação do processamento de
informação, na rapidez de execução das operações e na normalização de
processos internos.
O sistema desenvolvido pela Quidgest foi ao encontro destes objectivos e
permitiu automatizar e acelerar processos de gestão, dando acesso, em tempo
real, a informação essencial para uma tomada de decisão correcta e atempada.
Reformularam-se processos de trabalho, havendo a integração de novas
funcionalidades sem se colocar em causa o funcionamento global do sistema e
da organização. Foram ainda suprimidas duplicações de processos existentes.
Numa próxima etapa, o ICA pretende integrar uma nova solução que permita
avaliar e medir os objectivos estratégicos do organismo, com vista a
satisfazer todas as suas necessidades de gestão.
Soluções do SINGAP – Gestão de Recursos Humanos asseguram e reforçam
os valores da transparência, do rigor e da eficácia na gestão do ICA,
permitindo agilidade de processos e aplicação imediata de medidas. |
»» MAIS CASOS DE SUCESSO |