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Instituto de Cinema e do Audiovisual (ICA)

 Eficácia, transparência e rigor em tempo real no ICA

 

 

Breve descrição do cliente

O Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) foi criado em 2007 para conferir uma maior precisão ao âmbito de actuação do Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia (ICAM), organismo a que sucede.

Entidade tutelada pelo Ministério da Cultura, o ICA tem por missão fomentar e desenvolver as actividades cinematográficas e audiovisuais. A sua principal responsabilidade é contribuir para a diversidade cultural e a qualidade da indústria, garantindo uma circulação alargada, nacional e internacional, das obras criadas. Compete igualmente ao ICA definir e implementar a política pública para o sector cinematográfico e audiovisual, assim como gerir os fundos estatais disponíveis para a indústria cultural.

Com mais de 40 colaboradores, em 2009 o ICA irá atribuir subsídios na ordem dos 10.000.000€ no sector, valor que demonstra a importância deste organismo na promoção e divulgação dos conteúdos cinematográficos e audiovisuais. Solução SINGAP - Cadastro e Inventariação de Bens.

 

Testemunho

“Quando integrei o sector de Recursos
Humanos do Instituto do Cinema e do
Audiovisual, deparei-me com a necessidade de processar os vencimentos internamente e ainda de substituir o papel por um sistema que permitisse um registo fidedigno e rápido de toda a informação de recursos humanos. A implementação da solução de Gestão de Recursos Humanos da Quidgest teve um papel preponderante na desmaterialização de processos do ICA e causou uma mudança radical no funcionamento interno da organização. O desenvolvimento deste software tinha o objectivo de cobrir necessidades internas e o seu contributo foi desde logo visível para a satisfação dos colaboradores do Instituto. Outra das vantagens que gostava de salientar é o facto de as soluções da Quidgest serem evolutivas. As mudanças externas são facilmente incorporadas, havendo uma flexibilidade que permite os ajustes necessários no sistema. O exemplo mais recente prende-se com as alterações impostas pela Lei n.º 12-A/2008, de 27 de Fevereiro, a que a Quidgest soube dar resposta ao implementar as mesmas na solução de Processamento de Vencimentos. São estas particularidades que fazem do ICA um cliente Quidgest desde 2004.”

(Isabel Schedel Arouca, Coordenadora de Recursos Humanos do ICA)

 


                   

 


Problemas de negócio e necessidades que conduziram ao projecto

Racionalizar recursos, agilizar processos e evitar desperdícios são as palavras de ordem que decorrem da conjuntura económica em que nos encontramos actualmente. O desenvolvimento de soluções que apoiem esta racionalização é uma necessidade fundamental de qualquer organismo. Ao implementar sistemas de informação da Quidgest, o ICA procurou reestruturar processos de gestão de forma a racionalizar eficientemente os seus recursos e executar alterações em tempo real. A solução desenvolvida pela Quidgest destinou-se a substituir as aplicações então existentes no ICA, dando resposta às novas necessidades deste organismo:
• Controlar e rentabilizar todos os recursos;
• Ultrapassar dificuldades crescentes de manutenção, agravadas pela obsolescência do sistema físico e respectivas soluções;
• Contornar as dificuldades de obtenção da informação em tempo útil, devido ao esforço exigido na sua validação;
• Garantir uma mais rápida e rigorosa organização da informação, integrada com a estratégia de negócio do instituto.

Caracterização da solução desenvolvida

O sistema desenvolvido pela Quidgest para o ICA veio substituir as aplicações então existentes, automatizando processos de modo a responder às novas necessidades de gestão que surgiram neste organismo. Tem por objectivo melhorar a gestão e o tráfego da informação, possibilitando um melhor controlo e monitorização de dados entre os diversos utilizadores. A redução de erros e falhas humanas, bem como a diminuição do tempo de realização de tarefas estão também na origem do desenvolvimento desta solução.

O SINGAP – Recursos Humanos da Quidgest permite executar as medidas definidas em tempo real, evitando a desactualização da informação e possíveis atrasos de processamento. Esta solução veio permitir ao instituto gerir os seus próprios recursos com rapidez e actualização de dados no momento.

Desde 2004 que o ICA beneficia de soluções relativas ao processamento de vencimentos, às ajudas de custo e às comparticipações da ADSE. Foi com o contributo destas soluções que, em 2008, o instituto conseguiu alcançar o prémio EFQM (European Foundation for Quality Management Excellence Award), um galardão de excelência reconhecido internacionalmente. Está ainda prevista para breve a implementação de soluções de apoio à gestão estratégica (BSC Quidgest) e à avaliação de desempenho.

Resultados alcançados

A reestruturação do sistema de informação do ICA tinha, numa primeira etapa, objectivos que consistiam na simplificação do processamento de informação, na rapidez de execução das operações e na normalização de processos internos.

O sistema desenvolvido pela Quidgest foi ao encontro destes objectivos e permitiu automatizar e acelerar processos de gestão, dando acesso, em tempo real, a informação essencial para uma tomada de decisão correcta e atempada.

Reformularam-se processos de trabalho, havendo a integração de novas funcionalidades sem se colocar em causa o funcionamento global do sistema e da organização. Foram ainda suprimidas duplicações de processos existentes.

Numa próxima etapa, o ICA pretende integrar uma nova solução que permita avaliar e medir os objectivos estratégicos do organismo, com vista a satisfazer todas as suas necessidades de gestão.

Soluções do SINGAP – Gestão de Recursos Humanos asseguram e reforçam os valores da transparência, do rigor e da eficácia na gestão do ICA, permitindo agilidade de processos e aplicação imediata de medidas.

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