Problemas de negócio e
necessidades que conduziram ao projecto
Num sector tão competitivo como o da compra e renegociação de créditos
vencidos, a Domusvenda procura inovar nos processos de negócio e na
metodologia de abordagem dos projectos.
Para manter
o nível de qualidade dos serviços prestados, a Domusvenda adjudicou à Quidgest
a reorganização dos seus processos, assim como a revisão e actualização das
regras fundamentais de actuação da empresa através da elaboração e
monitorização de um manual de procedimentos.
O documento
produzido destina-se a apoiar o trabalho de gestão e, sobretudo, a informar
os beneficiários dos mecanismos processuais e regras próprias da empresa,
dando resposta às necessidades que conduziram ao projecto:
-
Melhorar
a comunicação interna;
-
Controlar e rentabilizar todos os recursos;
-
Reformular os processos e optimizar o modelo de negócio da Domusvenda;
-
Garantir
uma mais rápida e rigorosa organização da informação, integrada com a
estratégia de negócio;
-
Estimular a competitividade e eficiência da empresa.
Caracterização da solução desenvolvida
O projecto desenvolvido pela Quidgest para a Domusvenda, a elaboração e
monitorização de um manual de procedimentos, dinamizou a inovação
organizacional e a simplificação de processos.
O manual de procedimentos da Domusvenda está organizado por áreas de
actuação, que estão necessariamente interligadas ao nível dos processos. Em
cada área são enumerados e descritos os respectivos procedimentos, bem como
as checklists que garantirão a sua correcta execução. O manual inclui ainda um glossário de termos e
abreviaturas utilizadas correntemente na empresa e no sector, com o
objectivo de uniformizar as terminologias usadas na actividade da empresa.
O serviço de consultoria permitiu à Domusvenda adoptar modelos processuais
mais ágeis, flexíveis e eficazes, capazes de responder às crescentes
exigências de qualidade do serviço.
A Quidgest detém uma vasta experiência na condução de processos de
consultoria. Possui uma equipa multidisciplinar que alia os sólidos
conhecimentos no campo dos sistemas de informação, da gestão, do planeamento
estratégico e da eficiência das organizações, à capacidade técnica de
avaliar, diagnosticar e propor a implementação de soluções práticas
eficazes.
Resultados
alcançados
Com uma solução estrategicamente centrada no cliente, a Quidgest
apoiou o processo de reorganização da Domusvenda. O trabalho da Quidgest
tinha como objectivos iniciais eliminar a informação paralela, reduzir o
tempo de realização de tarefas e, acima de tudo, normalizar e automatizar os
procedimentos mais comuns.
Atingidos
estes objectivos, o patamar seguinte passava pela redução dos erros humanos
e das falhas de comunicação, pelo aumento da produtividade global da
organização e pela melhoria dos níveis de desempenho de todo o serviço.
Recorrendo a
modelos de gestão aceites internacionalmente, o projecto implementado
possibilitou a reformulação dos processos de trabalho, um maior domínio do
sistema de informação em funcionamento por parte dos utilizadores e uma
melhoria do conhecimento dos procedimentos, através da formação, da
documentação e do envolvimento dos utilizadores na construção do novo
sistema processual.
Em termos
globais, como consequência da normalização dos processos
intra-organizacionais, o trabalho desenvolvido aumentou consideravelmente a
produtividade média por funcionário.
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