Novo site

 

 

Domusvenda

   Inovação nos processos de negócio

   Quidgest desenvolve manual de procedimentos para reorganização e monitorização dos processos internos da Domusvenda

 

Testemunho

“A grande disponibilidade e profissionalismo no direccionamento das reuniões com os departamentos, bem como o interesse em determinar o que foi solicitado por forma a garantir a conformidade do serviço prestado, foram algumas das mais-valias da equipa da Quidgest.”

(Pedro Gonçalves e Sandra Antas da Cunha, auditores internos da Domusvenda que acompanharam a execução do projecto.)


Breve descrição do cliente

Líder em Portugal na compra e renegociação de créditos vencidos (Non-Performing Loans, NPL), a Domusvenda (DOMUS) foi criada em 1994.

Nos anos seguintes, a empresa foi estabelecendo importantes parcerias exclusivas com diversos bancos de investimento de primeira linha e sociedades líderes no mercado dos NPL.

É detida em partes iguais pela Holdcontrol, de João Costa Reis, e pela GFKL, uma das quatro maiores empresas alemãs do sector, que adquiriu 50% da empresa em Junho de 2006.

O grupo DOMUS tornou-se assim no maior servidor independente de NPL em Portugal.

Gere um conjunto de portefólios de crédito hipotecário, crédito a empresas e crédito ao consumo, num total de cerca de 65 mil créditos aos quais corresponde uma dívida de aproximadamente 1.600 milhões de Euros.

 


                   

 


Problemas de negócio e necessidades que conduziram ao projecto

Num sector tão competitivo como o da compra e renegociação de créditos vencidos, a Domusvenda procura inovar nos processos de negócio e na metodologia de abordagem dos projectos.

Para manter o nível de qualidade dos serviços prestados, a Domusvenda adjudicou à Quidgest a reorganização dos seus processos, assim como a revisão e actualização das regras fundamentais de actuação da empresa através da elaboração e monitorização de um manual de procedimentos.

O documento produzido destina-se a apoiar o trabalho de gestão e, sobretudo, a informar os beneficiários dos mecanismos processuais e regras próprias da empresa, dando resposta às necessidades que conduziram ao projecto:

  • Melhorar a comunicação interna;

  • Controlar e rentabilizar todos os recursos;

  • Reformular os processos e optimizar o modelo de negócio da Domusvenda;

  • Garantir uma mais rápida e rigorosa organização da informação, integrada com a estratégia de negócio;

  • Estimular a competitividade e eficiência da empresa.

Caracterização da solução desenvolvida

O projecto desenvolvido pela Quidgest para a Domusvenda, a elaboração e monitorização de um manual de procedimentos, dinamizou a inovação organizacional e a simplificação de processos.

O manual de procedimentos da Domusvenda está organizado por áreas de actuação, que estão necessariamente interligadas ao nível dos processos. Em cada área são enumerados e descritos os respectivos procedimentos, bem como as checklists que garantirão a sua correcta execução. O manual inclui ainda um glossário de termos e abreviaturas utilizadas correntemente na empresa e no sector, com o objectivo de uniformizar as terminologias usadas na actividade da empresa.

O serviço de consultoria permitiu à Domusvenda adoptar modelos processuais mais ágeis, flexíveis e eficazes, capazes de responder às crescentes exigências de qualidade do serviço.

A Quidgest detém uma vasta experiência na condução de processos de consultoria. Possui uma equipa multidisciplinar que alia os sólidos conhecimentos no campo dos sistemas de informação, da gestão, do planeamento estratégico e da eficiência das organizações, à capacidade técnica de avaliar, diagnosticar e propor a implementação de soluções práticas eficazes.

Resultados alcançados

Com uma solução estrategicamente centrada no cliente, a Quidgest apoiou o processo de reorganização da Domusvenda. O trabalho da Quidgest tinha como objectivos iniciais eliminar a informação paralela, reduzir o tempo de realização de tarefas e, acima de tudo, normalizar e automatizar os procedimentos mais comuns.

Atingidos estes objectivos, o patamar seguinte passava pela redução dos erros humanos e das falhas de comunicação, pelo aumento da produtividade global da organização e pela melhoria dos níveis de desempenho de todo o serviço.

Recorrendo a modelos de gestão aceites internacionalmente, o projecto implementado possibilitou a reformulação dos processos de trabalho, um maior domínio do sistema de informação em funcionamento por parte dos utilizadores e uma melhoria do conhecimento dos procedimentos, através da formação, da documentação e do envolvimento dos utilizadores na construção do novo sistema processual.

Em termos globais, como consequência da normalização dos processos intra-organizacionais, o trabalho desenvolvido aumentou consideravelmente a produtividade média por funcionário.

»» MAIS CASOS DE SUCESSO

 
©2015 Quidgest               R. Castilho n.º 63, 6.º | 1250-068 Lisboa / Portugal      Tel: (+351) 213 870 563/652/660    Fax: (+351) 213 870 697     Mail: quidgest@quidgest.pt