Problemas de negócio e necessidades que conduziram ao projecto
Para assegurar um serviço de transportes eficaz à Câmara e aos seus
munícipes, o DRMM requer estruturas em perfeitas condições, apoiadas por uma
equipa devidamente informada, integrada e organizada dentro das suas
responsabilidades e funções.
A não
integração de algumas aplicações existentes dificultava:
-
o acesso
a informação actualizada;
-
a tomada
de decisões eficazes;
-
o
correcto planeamento das actividades do departamento;
-
a
comunicação interna.
Para
agilizar a comunicação entre as aplicações existentes e responder a novas
exigências, foi necessário implementar uma solução integrada e articulada
com outros sistemas de gestão de meios da CML.
No sentido
de melhor gerir e controlar a frota municipal, assim como todas as
actividades com ela relacionadas, a CML decidiu avançar com um projecto para
reforçar a gestão de viaturas, pneumáticos, oficinas, manutenções,
reparações, sinistralidade, carteira de seguros, meios e recursos.
Caracterização da solução desenvolvida
O Sistema de Gestão Integrada de Frota, Sinistros e Oficinas (GIF) é uma
solução única, desenvolvida pela Quidgest especificamente para o
Departamento de Reparação e Manutenção Mecânica da Câmara Municipal de
Lisboa.
O GIF foi
desenvolvido com base no SINGAP® – Logística, Aprovisionamento e Gestão
Patrimonial da Quidgest. Trata-se de um sistema de informação modular,
assente numa plataforma informática única, que integra todas as áreas do
DRMM relativas à gestão de frota, equipamentos, oficinas e sinistros. Tal
como todas as outras soluções desenvolvidas pela Quidgest, o GIF é
integrável com softwares externos e respeita, na íntegra, o regime jurídico
da Administração Pública.
Com esta
solução, a CML gere todos os processos referentes aos veículos que possui,
desde a sua entrada ao serviço até ao final da sua vida útil. Toda a
informação das diferentes áreas passa a estar integrada, de forma a
disponibilizar, a qualquer momento, uma visão do histórico das diversas
situações e uma imagem fiável do departamento e da autarquia em termos de
gestão da frota.
Principais
características dos módulos do Sistema de Gestão Integrada de Frota,
Sinistros e Oficinas:
-
Gestão de frota – identifica todas as viaturas em posse da CML em
termos de equipamento e respectivo estado, afectação, combustíveis
usados, lavagens, pneumáticos, inspecções, manutenções, pagamentos
efectuados, percursos e quilómetros percorridos, parqueamento, entre
outras características;
-
Gestão de oficinas – gere as diversas actividades inerentes às
oficinas, tempos de mão-de-obra e custos associados. Este módulo
trabalha de forma muito próxima das áreas de gestão de frota, gestão de
stocks e aprovisionamento;
-
Sinistralidade e seguros – gere os acidentes, associando-os a
condutores e à descrição das ocorrências, assim como a carteira de
seguros.
Qualquer um
dos módulos inclui tabelas de informação auxiliares e emite,
automaticamente, listagens e documentos necessários à gestão e
contabilização de custos da frota municipal. A segurança do sistema e do
acesso à informação é assegurada através da criação de diversos perfis de
utilização de acordo com as áreas funcionais e/ou orgânicas do DRMM.
Ao longo de
todo o projecto tem sido fundamental a participação activa da equipa da CML
afecta ao mesmo, na definição do sistema, pelo conhecimento e familiarização
que têm sobre os procedimentos e as necessidades da instituição. Desta
forma, não só se evita o risco de criar uma solução sem aplicação prática,
como se dá aos futuros utilizadores do sistema a possibilidade de obter um
conhecimento alargado do programa e das suas potencialidades.
Resultados
alcançados
Com a implementação do GIF no Departamento de Reparação e Manutenção
Mecânica da Câmara Municipal de Lisboa, avançou-se para uma integração
estratégica das várias bases de dados, de forma a estabelecer uma
arquitectura de informação totalmente integrada.
Com esta solução, o DRMM da CML conseguiu:
-
Normalizar e automatizar os procedimentos mais comuns e, assim, reduzir
os erros humanos e as falhas de comunicação;
-
Interligar a informação entre os diferentes requisitantes de veículos, o
DRMM e as garagens;
-
Optimizar a comunicação entre os vários serviços do DRMM, através da
utilização de uma base de dados única;
-
Ter
acesso à informação em tempo real, de modo a que esta constitua um apoio
decisivo na tomada de decisões correctas e atempadas;
-
Registar
todas as anomalias detectadas nos veículos, bem como todas as
informações com eles relacionadas, de forma a facilitar o planeamento de
actividades e a definição de prioridades;
-
Controlar, rigorosamente, o Aluguer Operacional de Viaturas (AOV);
-
Reduzir
custos com seguradoras/contratos de assistência, já que, com informação
agregada dos custos e sinistros a diferentes níveis, conseguem-se
melhores argumentos de negociação;
-
Racionalizar os consumos e os gastos em assistências, através do maior
controlo da informação relativa a gastos por veículo/peça;
-
Optimizar a relação da CML com os seus requisitantes de serviços.
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