Problemas de negócio e
necessidades que conduziram ao projecto
A recolha dos dados dos primeiros CIS realizados em Portugal, à imagem do
que ainda acontece na maioria dos países europeus, era feita em papel. Tal
acarretava elevados custos, decorrentes não só das despesas de produção
gráfica e da expedição postal, como ainda, e de forma crítica para a
qualidade dos dados, do registo e da validação dos dados recebidos,
potencialmente mais incompletos e inconsistentes.
As duas
últimas edições do CIS realizaram-se já com base numa plataforma
electrónica, onde se assegurava essencialmente a recolha de dados on-line.
No entanto, havia a necessidade de substitui-la por uma solução capaz de dar
suporte às novas necessidades, nomeadamente na obtenção da informação em
tempo útil e na racionalização do esforço exigido na sua validação.
A nova
plataforma electrónica devia garantir a:
• Qualidade do serviço;
• Melhoria da gestão da informação, através do maior controlo e
• monitorização de dados por vários utilizadores;
• Automatização os processos;
• Introdução eficiente dos dados no sistema;
• Redução de custos de gestão de recursos humanos;
• Redução do tempo de realização de tarefas;
• Normalização e automatização dos procedimentos mais
comuns;
• Redução de erros humanos e falhas de comunicação.
Caracterização da solução desenvolvida
A plataforma electrónica desenvolvida pela Quidgest foi desenhada
para contemplar uma interface on-line para a recolha de dados, bases de
dados para armazenamento da informação e uma interface on-line para a gestão
administrativa da operação estatística.
A interface on-line funciona como suporte à resposta das unidades
inquiridas, através da Internet, integrando o formulário on-line para a
resposta ao questionário CIS 2008 e outro material de apoio e enquadramento
da operação de inquérito. As bases de dados permitem o armazenamento, a
protecção, tratamento e transmissão da informação.
A interface on-line de gestão administrativa do inquérito (Back Office),
visa o acompanhamento das respostas e a sua correcção e validação.
Resultados
alcançados
A plataforma on-line para a recolha e gestão de dados do CIS 2008 trouxe
desde logo inúmeras vantagens, sobretudo ao nível da
eficiência do tratamento dos dados estatísticos recolhidos no inquérito.
Salientam-se:
• O acesso à informação em tempo real, constituindo esta um
apoio decisivo na tomada de decisões correctas e atempadas;
• A monitorização das responsabilidades e dos resultados das
acções individuais;
• A reformulação dos processos de trabalho;
• O domínio da plataforma por parte dos utilizadores;
• O maior domínio dos procedimentos, obtido através da formação, da
documentação, e do envolvimento dos utilizadores na construção do novo
sistema.
Relativamente à capacidade de gestão da informação, a plataforma electrónica
permite uma maior partilha de informação, um maior controlo e monitorização
de dados por vários utilizadores e a eliminação de informação paralela.
Esta nova plataforma electrónica, desenvolvida pela Quidgest, possibilita
ainda uma maior simplificação do processamento da informação, uma maior
velocidade na execução das operações, a redução de erros por meio mecanismos
de validação e preenchimento automático, a normalização e a automatização
dos processos intra-organizacionais.
A solução desenvolvida pela Quidgest, a partir da concepção inicial do
GPEARI-MCTES, coincidiu efectivamente com as necessidades específicas do
organismo. A implementação dos fluxos de resposta, de acordo com o proposto,
possibilita a eliminação das respostas em branco nos questionários
encerrados. As rotinas de validação em simultâneo com o acto de resposta,
garantem consistência e coerência interna dos dados. As funcionalidades
implementadas em back-office permitem, de forma eficiente, acompanhar a cada
momento o estado da recolha e validação das respostas e registar e
monitorizar contactos com respondentes. Para além disso, a produção de
estatísticas de acompanhamento, dá a conhecer o estado da inquirição em cada
momento, considerando não só estado da resposta ao questionário, como ainda
a caracterização do respondente.
CIS 2008: Redução de 40% a 50% dos custos operacionais! |
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