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O papel das tecnologias de informação nos Serviços Partilhados
A transversalidade é um dos cinco eixos da organização e gestão interna
da Administração Pública.
Não basta partilhar serviços. É necessário partilhar
as melhores
soluções e evitar sistemas ineficientes ou rígidos.
Para obter reais ganhos de eficiência, eficácia e qualidade, exigem-se
sistemas de informação de suporte aos Serviços Partilhados, totalmente
adequados ao sector público. |
Um
passo à frente na implementação de Serviços Partilhados
Os benefícios provenientes da criação de Serviços Partilhados,
como a obtenção de ganhos de eficiência, eficácia e qualidade,
só se obtêm com sistemas de informação totalmente adequados ao
sector público.
A Quidgest desenvolve software de apoio aos Serviços Partilhados nas seguintes áreas da
Administração Pública:
A sua capacidade decorre da elevada experiência na produção das soluções mais adequadas a cada sector:
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Eficácia,
produtividade e vantagens competitivas, com sistemas
centrados nos procedimentos e objectivos de cada grupo ou
tipo de organizações
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Integração e partilha de procedimentos optimizados entre
organismos, através de uma estrutura tecnológica flexível
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Incorporação da perspectiva dos peritos das
organizações
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Integração permanente de novas tecnologias informáticas
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Sistemas flexíveis e de fácil manutenção e evolução, que
podem acompanhar a movimentação estratégica das organizações
O Valor dos Serviços
Partilhados
Valor Tipo 1
Apercebemo-nos que a redução de custos, ou o
benefício económico, é só o primeiro tipo de valor que os
serviços partilhados fazem ou podem providenciar. Este benefício
económico é o resultado do dinheiro poupado no âmbito do serviço
partilhado devido à melhor gestão do processo.
Dica: Partilhe o que de melhor tem
actualmente, não basta partilhar para gerir melhor!
Existem dois tipos adicionais de valor trazidos pelos serviços
partilhados: o valor da integridade dos processos e o valor de
negócio. O gráfico abaixo mostra os três tipos de valor que têm
sido desenvolvidos ao longo do tempo.
Valor Tipo 2
O Valor Tipo 2 surgiu, em parte, por acidente e
quanto maiores os serviços partilhados pelas organizações, maior
o valor gerado. Na procura do aumento de produtividade, as
organizações profissionalmente geridas pelos serviços
partilhados procuram melhorias no processos das “boas práticas”,
o que originou um refinamento da qualidade e um ambiente de
maior controlo. Os processos optimizados, ao serem geridos num
número reduzido de locais, tornam-se mais fáceis de
controlar, com um risco muito menor das unidades de negócio
aplicarem métodos que não vão de encontro às políticas das
empresas.
Dica: Nunca escolha sistemas de
informação de suporte que resistam à mudança (alterações muito
lentas ou muito caras). O dinamismo na incorporação de práticas
ainda melhores do que as boas práticas é essencial!
Valor Tipo 3
O Tipo 3, Valor de Negócio, tem vindo a emergir nas
organizações líderes de serviços partilhados. O Valor de Negócio
surge a partir do repositório de dados e informações dos
serviços partilhados, devido às transacções efectuadas, à sua
capacidade de detecção e análise de informação, e ao seu poder
de gestão e melhoria dos processos de negócio. Os resultados são
potencialmente enormes para o Valor Tipo 3, porque abre as
portas ao crescimento do negócio e à redução de custos nos
processos de negócio fora das áreas administrativas.
Fazendo uso da sua capacidade de melhoria dos processos, os
colaboradores dos serviços partilhados desenvolveram esforços de
reestruturação de processos de negócio de serviços não
partilhados, originando grandes ganhos de produtividade.
Dica: Os bons serviços partilhados são
a demonstração das potencialidades da melhoria dos processos.
Use-os para ir mais além! Crie uma cultura organizacional
baseada na ambição de fazer melhor, em todos os domínios!
Partilhar não é centralizar! Envolva
todas as organizações e todos os seus colaboradores na mudança!
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