|
Com a crescente complexidade das tarefas nos novos
serviços e dos meios de comunicação exigidos pelo cidadão, organizações
públicas e empresariais confrontam-se hoje com o desafio de responder em
tempo útil a níveis optimizados de qualidade de serviço.
Reconhecendo esta necessidade, a Quidgest promove uma visão integrada e
pluridisciplinar dos sistemas de informação de gestão e implementa-os em
organizações que querem simplificar o seu dia-a-dia.
O Dia Nacional da Desburocratização lembra-nos
isso mesmo.
Queremos simplicidade nas análises,
queremos desmaterializar processos, queremos fiabilidade e eficiência na
decisão, queremos que a informação chegue em tempo útil a todos.
Queremos inovação, segurança, eficácia, criatividade, autenticação,
credibilidade, integridade, disponibilidade, adaptação, versatilidade e
agilidade intelectual.
Do i-Gov ao c-Gov
Mais do que
em i-Gov, falamos hoje cada vez mais em c-Gov*:
O «i» de Inovação de há bem pouco tempo, também relacionado com
informação, investigação, investimento ou interactividade, tem
sido substituído por conceitos associados a uma gestão pública
cada vez mais colaborativa, em que conhecimento, cidadão,
cooperação, competição e comunidades são as palavras de ordem.
Ao desenvolver soluções centradas nas necessidades dos seus
utilizadores finais, a Quidgest apoia a aproximação dos governos
ao cidadão, participando já activamente no novo paradigma do
c-Gov.
A Quidgest apoia o c-Gov…
-
através de um
sistema de gestão da qualidade orientado para a melhoria contínua
dos processos, baseados na medição e concretização de objectivos;
-
através do Genio,
que lhe permite fornecer tecnologias e sistemas de gestão que
facilitam a desburocratização de governos e de empresas, promovendo
uma maior proximidade aos cidadãos e o aumento do seu poder de
competição e cooperação face a outras entidades;
-
através do
conhecimento que acumula no desenvolvimento dos seus mais de 200
sistemas de informação, num processo de partilha mútua com o cliente
que nos faz estar cada vez mais próximos da comunidade.
* Conceito apresentado
por Alexandre Caldas, Director-Geral Adjunto do Centro de Gestão
da Rede Informática do Governo (Ceger), no 6.º Congresso
Nacional da Administração Pública. |
Desburocratizar é preciso!
Alguns exemplos de sistemas inovadores desenvolvidos pela Quidgest
no âmbito da desburocratização e modernização das organizações:
- Sistema Integrado de Gestão da Assembleia da República –
a vantagem de ser um ERP integrado que dá resposta à gestão dos
funcionários, dos deputados e da própria Assembleia, aliada à
manutenção de um portal Web (intranet) que permite uma comunicação
fácil com todo o sistema
- Sistema de Gestão de Recursos Humanos em regime de serviços
partilhados do Governo Regional dos Açores – permite gerir de
forma eficaz o cadastro de 18.000 funcionários. Graças ao portal de
serviços que apresenta, a informação passou a ser descentralizada e
mesmo em modo off-line é possível fazer o carregamento de informação
- Sistema integrado do Taguspark – informatizou processos
que até à data se baseavam em folhas de Excel e num sistema de
facturação obsoleto e mal aproveitado. Veio também criar uma
plataforma transversal às várias áreas de Gestão, que agrupa toda a
informação de clientes e fornecedores, informação técnica dos
edifícios e informação orçamental e contabilística, ao mesmo tempo
que permite obter indicadores de gestão (controlo de gestão e
Balanced Scorecard)
- A Gestão da Assiduidade da MSTelcom, operador telefónico de
Angola – possibilita um melhor controlo da assiduidade dos
funcionários e da efectividade do pessoal, assim como um melhor
aproveitamento dos recursos humanos disponíveis pela redução de
custos administrativos
- A solução integrada de Gestão Financeira e Contabilidade
Pública da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do
Norte – a integração das soluções de recursos humanos com as
soluções financeiras simplificou o dia-a-dia dos funcionários da
CCDRN
- O Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade do
Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge – maior partilha
de informação, maior controlo e monitorização de dados por vários
utilizadores, melhor comunicação entre serviços e eliminação da
informação paralela.
A desburocratização em acção
- Ao contrário da maioria dos fornecedores de software, que impõem
as suas soluções sem conhecer as especificidades do sector, a Quidgest dialoga abertamente com as organizações;
- Na Quidgest, sabemos ouvir os problemas, as preocupações, as
aspirações e os desafios que os organismos enfrentam. Sabemos também
escolher as melhores soluções e transformar ideias inovadoras em
projectos realizáveis.
|
|