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A abertura do workshop ficou entregue ao senior partner e
fundador da Quidgest, João Paulo Carvalho, que reflectiu sobre a
urgência de se colocar a estratégia no centro da gestão do desempenho.
Seguiu-se a apresentação da Prof.ª Maria do Rosário Cabrita,
investigadora na Universidade Nova de Lisboa e docente universitária. Em
“Alinhando o Balanced Scorecard com a Gestão do Conhecimento”, Maria do
Rosário Cabrita salientou o papel do conhecimento enquanto elemento
diferenciador no processo de criação de valor organizacional.
Na apresentação “Alinhar mudança, estratégia e performance nos
serviços públicos”, o Prof. Francisco Pinto, professor universitário de
Gestão da Performance e de Balanced Scorecard, salientou a relação de
causa-efeito entre a definição da missão, da visão e dos valores de uma
organização, a criação de estratégias de mudança, o desempenho e a
criação de valor público. O professor concluiu propondo um sistema
integrado de gestão do desempenho.
A terceira apresentação foi feita pelo coordenador do Núcleo da
Qualidade e Controlo de Gestão do IGFSS, Dr. Rui Apolinário. Com um
trabalho intitulado “O modelo de gestão do Instituto de Gestão
Financeira da Segurança Social, IP”, Rui Apolinário reforçou o papel
decisivo do Balanced Scorecard da Quidgest no sucesso do modelo de
gestão por objectivos daquela instituição. Através de uma visão
estratégica e de práticas de gestão inovadoras, o IGFSS cumpriu 90 por
cento dos seus objectivos estratégicos.
O Prof. Francisco Ferrão, consultor, docente universitário e
responsável pelo caderno “Inovação & Tecnologia” do Expresso, foi
o último orador convidado a intervir. Em “A Gestão Estratégica das
Empresas Digitais – o papel do Balanced Scorecard”, Francisco Ferrão
afirmou que um modelo de e-Business deverá assentar numa «e-Estratégia».
Através de exemplos de iniciativas e de indicadores, o professor
demonstrou que, também no mundo dos negócios virtuais, o Balanced
Scorecard contribui para a execução das estratégias definidas.
O encerramento do Workshop ficou a cargo do senior consultant
da Quidgest Carlos Marques. Em “Balanced Scorecard: Estratégia e
alinhamento organizacional”, o responsável pelo projecto de Balanced
Scorecard da Quidgest demonstrou a eficácia desta solução na definição e
execução de estratégias e o seu papel decisivo na criação de vantagens
sustentáveis. “Alinhando toda a organização em torno da estratégia”,
concluiu, “esta passa a ser um processo contínuo mobilizador da
mudança”.
O Workshop em Gestão Estratégica contou com a presença de mais de 80
dirigentes de topo, de áreas tão diferentes como Consultoria, Finanças,
Justiça, Transportes, Defesa, Ensino, Recursos Humanos, Saúde ou
Marketing. De salientar, ainda, a iniciativa inovadora de networking
da Quidgest, que fomentou o contacto entre os dirigentes com pontos de
interesse e áreas funcionais em comum.
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Sobre a Quidgest
Pioneira na informatização da Administração
Pública e na geração automática de software, a Quidgest desenvolve
sistemas de informação inovadores focados nos processos específicos das
empresas e preparados para evoluir continuamente.
A empresa dispõe de um portfólio de mais de 100
sistemas, disponíveis nas áreas de: administração pública (o ERP SINGAP),
balanced scorecard, serviços partilhados, CRM, aprovisionamento
electrónico, gestão de activos, gestão financeira, gestão da produção,
workflow, recursos humanos, portais de empresa e saúde (PRATICS).
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