SAÚDE E DESPORTO

//GESTÃO DE BIOTÉRIOS

A informática a pensar no futuro da Saúde Pública

A comunidade nacional e internacional de Biotérios necessita de estabelecer requisitos quanto à organização funcional, espacial e construtiva que permitam a criação ou a experimentação animal dentro de padrões de higiene, assepsia e segurança necessários à obtenção ou utilização de diferentes espécies animais segundo determinados padrões sanitários.
Dada a complexidade da atividade diária dos Biotérios e, de acordo com a legislação que regula esta actividade, os gestores e investigadores dos vários centros científicos têm vindo a manifestar preocupações ao nível da informatização de todos os aspectos inerentes ao seu trabalho diário.

A Quidgest responde a esta necessidade com a solução informática Gestão de Biotérios

Esta solução tem como utilizadores-chave o público que gere os stocks dos Biotérios, as unidades de investigação, seus investigadores e os responsáveis máximos pela gestão global do Biotério.
Esta solução apresenta de forma integrada, em formato back-office e web, as seguintes
FUNCIONALIDADES:

  •  Gestão global do Biotério e controlo das diferentes experiências científicas;
  •  Configuração das diferentes unidades de investigação, tipos de experiências, tipos de stocks, tipos de factores ambientais e tipos de marcas;;
  •  Possibilidade de registar o local das experiências, tipos e dimensões de cada gaiola, bem como parametrizar os fatores ambientais em função do tipo de experiência;
  •  Parametrização automática de alertas e notificações, para que todos os agentes envolvidos estejam previamente informados acerca de procedimentos importantes;
  •  Anexação de documentos, protocolos e estudos científicos acessíveis aos utilizadores definidos para esse efeito;
  •  Controlo dos resultados das experiências, nomeadamente da árvore genealógica e genotipagem dos agentes envolvidos;
  •  Gestão dos acasalamentos, ninhadas e respetivas datas de nascimento e estruturas de DNA;
  •  Gestão de projetos diversos, quer sejam financiados ou não, com a possibilidade de anexar informação sobre a entidade que disponibiliza o financiamento;
  •  Registo dos procedimentos e requisições, nomeadamente todo o tipo de pedidos feitos ao Biotério e que implicam uma gestão correta dos stocks;
  •  Gestão de clientes e parceiros, gestão das compras, vendas e o respectivo registo das entradas e saídas de armazém;
  •  Visualização, em tempo real, das alterações ocorridas nos agentes envolvidos em cada experiência;
  •  Visualização e exportação do plano de tarefas diárias dos investigadores;
  •  Produção de relatórios com informação diversa e útil para os diversos utilizadores chave.

VANTAGENS:

  •  Maior eficácia e eficiência na gestão das questões logísticas inerentes ao Biotério;
  •  Registo do histórico de todas as interacções relacionadas com a atividade do Biotério;
  •  Melhor gestão dos projetos do Biotério;
  •  Possibilidade de ter acessos diferenciados, mediante o perfil do utilizador (investigador, gestor de stocks, gestor do biotério, etc.);
  •  Mais e melhores relatórios, com gráficos e informação privilegiada em tempo real;
  •  Melhor comunicação interna entre os diversos intervenientes no Biotério;
  •  Mais e melhor controlo de todos os projetos;
  •  Melhor gestão de documentos (fazer ónus da prova);
  •  Garantia do não esquecimento de ações importantes, através do sistema de alertas e notificações automáticas;
  •  Garantia dos melhores padrões de higiene, assepsia e segurança necessários à obtenção e utilização dos stocks em causa.