Gestão
da Formação acelera produtividade na LAS-MTO
Quidgest desenvolve sistema único no mercado
para gerar automaticamente perguntas de exame e gerir os processos mais
críticos da LAS-MTO |
|
Breve descrição do Cliente
A LAS - Louro Aeronaves e Serviços é uma
empresa prestadora de serviços que actua na área da Manutenção
de Aeronaves.
A LAS, com sede em Faro, tem Delegações de Manutenção em Lisboa,
Porto, Ponta Delgada, Terceira, Funchal, Bruxelas e Liège e
destacamentos em Londres, Budapeste, Nice, Estocolmo, Madrid e
Barcelona, Milão e Varsóvia.
Possui ainda um Centro de Formação em Lisboa onde opera a
LAS-MTO ("Maintenance Training Organisation").
A LAS-MTO é uma das poucas organizações de formação de
manutenção europeias a desenvolver cursos de formação inicial
para Técnicos de Manutenção de Aeronaves e a primeira, em
Portugal, certificada pela JAR-147.
Objectivos alcançados com o
projecto
-
Registaram-se melhorias ao nível do
controlo e monitorização de dados por vários utilizadores
-
Eliminou-se a informação paralela
-
Incentivou-se a produtividade através:
da simplificação do processamento de informação; da grande
velocidade de execução das operações; e da automatização de
processos.
|
|
Problemas de negócio e
necessidades que conduziram ao projecto
A certificação do INAC para as actividades de formação da LAS-MTO é
crucial para a empresa, distinguindo a sua qualidade na formação de Técnicos
de Manutenção de Aeronaves. No entanto, também obriga a empresa a obedecer a
uma série de requisitos exigentes e difíceis de satisfazer:
-
Para
cumprir as exigências da certificação da JAR-147, a LAS-MTO teve que
assegurar que todas as normas e procedimentos exigidos pelas autoridades
nacionais e internacionais ao nível da formação eram seguidas, incluindo
a unicidade de todos os exames.
-
Garantir
a unicidade dos exames era um trabalho moroso que implicava a selecção
manual de todas as perguntas.
-
Mesmo ao
nível da gestão da formação, a quantidade de informação sobre conteúdos
programáticos, formandos, cursos e calendarização de acções era cada vez
maior e, consequentemente, difícil de controlar.
Caracterização da solução desenvolvida
Dada a especificidade do projecto e a ausência de soluções no mercado
a LAS decidiu implementar um sistema totalmente personalizado. O objectivo
primordial era obter um sistema capaz de gerar de uma forma rápida e
automática perguntas de exame com a garantia que nenhum exame de avaliação
seria igual.
Tratando-se de um projecto extremamente específico, a Quidgest começou por
fazer, em conjunto com a LAS, um levantamento aprofundado dos requisitos e
processos da empresa para, depois, desenvolver protótipos evolutivos com
funcionalidades cada vez mais complexas.
O modelo final é um sistema de Gestão da Formação totalmente adequado aos
requisitos da LAS, com funcionalidades para gerir: formandos, formadores,
cursos realizados, exames realizados, documentação técnica e geração
automática de exames.
Resultados
alcançados
A LAS é a única empresa com um software de Gestão da Formação totalmente
adequado às normas de certificação da JAR-147 e, em vez de horas, demora
segundos a gerar automaticamente exames cuja unicidade está garantida à
partida.
Desde a implementação do software de Gestão da Formação,
a LAS conseguiu
poupar mais de 10 horas semanais nas tarefas desempenhadas com o apoio do
sistema. Os responsáveis da LAS-MTO, afirmam mesmo que
“a
empresa aumentou a sua produtividade em mais de 50% após a implementação do
sistema de Gestão da Formação da Quidgest”.
»» MAIS CASOS DE SUCESSO |
|