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Dia do responsável tecnológico

PROGRAMA

9.00 - Recepção dos Participantes

9.15 - Porquê um dia do responsável tecnológico?

 João Paulo Carvalho (jpc@quidgest.pt)

O que facilita a tarefa do meu Gabinete de Informática no acompanhamento dos utilizadores dos sistemas?

  • Os sistemas de informação da Quidgest suportam a actividade de cerca de 150 instituições e empresas portuguesas. A melhoria contínua destes sistemas exige um esforço de actualização constante.

  • Com a presente iniciativa, a Quidgest cria um espaço próprio para o debate e troca de experiências, numa perspectiva específica: a dos responsáveis informáticos pelas organizações suas clientes.

  • Este dia é um convite para redescobrir o potencial dos seus sistemas, para valorizar e fazer o melhor aproveitamento dos recursos instalados e para influenciar a evolução tecnológica dos sistemas de informação que administra.

9.45 - Recursos de apoio aos utilizadores, nos clientes da Quidgest

 Álvaro Damas (adamas@quidgest.pt)
Annabelle Le Rohellec (alerohellec@quidgest.pt)

Aumentar o desempenho, garantir a fiabilidade,  manter a máxima disponibilidade do sistema!

Que informação de Administração posso obter dos Sistemas da Quidgest?

Como recupero de situações críticas (exemplo: todos os utilizadores se esqueceram da sua password)?

  • Identificando as acções que mais frequentemente são requeridas pelos utilizadores, são apresentadas as ferramentas de apoio que facilitam a administração de sistemas e que estão disponíveis em todos os módulos desenvolvidos pela Quidgest.

  • Entre estes recursos incluem-se o módulo de instalação, o processo de mudança de ano e a sua configuração, a programação de actividades de administração, as rotinas de apoio, a recuperação de informação, a atribuição de direitos de acesso, as seguranças da base de dados, a garantia da integridade referencial, a exportação de relatórios, os ficheiros de configuração, as ajudas ao utilizador em html compilado, o sistema de arranque local, o monitor de Message Queuing, o logbook, os registos de erros detectados pelo sistema ou a configuração de bases de dados documentais.

  • São também relevantes as ferramentas que facilitam a intervenção proactiva dos administradores; que asseguram a qualidade dos dados, com um elevado padrão de exigência; ou, ainda, que permitem a obtenção de informação semi estruturada, com utilização de filtros e exportação.

  • Finalmente, divulgam-se recursos que são menos conhecidos pelos utilizadores, como a definição de Favoritos, a utilização de Post-its ou a substituição global de registos.

 

Quem sabe se, entre os meios já disponibilizados pela Quidgest, não se encontram aqueles de que temos sentido mais falta?


10.30 - Coffee-break

11.00 - Regras de qualidade e vantagens da geração automática de software

João Paulo Carvalho(jpc@quidgest.pt) Carlos Paredescparedes@quidgest.pt

Por que razões os sistemas de informação da Quidgest são bem recebidos pelos meus utilizadores?

O que têm de diferente?

O que lhes posso pedir, sem colocar em causa a lógica global de desenvolvimento?

  • Explicitação das regras de qualidade no desenvolvimento de software seguidas pela Quidgest. Adequação ao Uso. Melhoria Contínua.  Eficiência. Fiabilidade. Intuitividade. Rastreabilidade. Idempotência. O seu impacto em situações comuns.

  • Vantagens da geração automática de software. Homogeneidade. Velocidade Estratégica. Separação entre camada funcional e camada tecnológica. Complexidade maior do que a suportada pela criação manual de código. Ciclos de aperfeiçoamento: cada vez mais competências, cada vez menos erros.

  • Geração com o Genio da Quidgest. Exemplos de sistemas desenvolvidos pela Quidgest nas quatro dimensões em que a geração automática constitui uma forte vantagem competitiva: Sistemas Urgentes, Sistemas Complexos, Sistemas Únicos, Sistemas de Relevância Estratégica.

  • O conceito da Fábrica de Software. Arquitecturas e opções tecnológicas disponíveis no Genio. Proporção entre linhas manuais e automáticas. Os ganhos de produtividade revertem para prazos mais curtos, para custos mais baixos, para funcionalidades acrescidas.


11.45 - Desenvolvimentos recentes e opções tecnológicas para 2005

João Correlo (jcorrelo@quidgest.pt)
André Vala (andre.vala@quidgest.pt)

Quais as últimas novidades introduzidas pela Quidgest nos     meus sistemas?

Como vão evoluir os meus sistemas, em 2005?

  • Apresentação mais detalhada dos desenvolvimentos tecnológicos introduzidos pela Quidgest durante o ano de 2004.

  • As tecnologias evoluem e os sistemas de informação não podem ficar reféns do passado. A Quidgest tenciona propor aos seus clientes uma requalificação dos recursos mínimos exigidos para a instalação e funcionamento dos seus sistemas. Por exemplo, tendo em conta a crescente disponibilização de melhores ecrãs, a Quidgest propõe-se abandonar a limitação da dimensão de 800 x 600 e exigir como recurso mínimo ecrãs de 1024 x 768.


12.30 - Debate

  • Comentários e discussão aberta a todos os participantes.

Que experiências têm tido os meus pares, Administradores de Sistemas em outras instituições?


13.00 - Encerramento

 

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