O que são as compras electrónicas?
As compras electrónicas consistem na aquisição de bens e
serviços, a qualquer hora e a partir de qualquer local, através de um
conjunto de soluções usando a Internet.
Problemas causados pelos métodos de compras tradicionais:
Muitas vezes, os órgãos de gestão deparam-se com dificuldades
em controlar as compras e, com isso, a origem das despesas. Os problemas
mais frequentes com que as organizações se deparam são:
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Informação insuficiente e desactualizada sobre a
aquisição de bens e serviços;
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Processos de compras dispendiosos, lentos e
excessivamente administrativos, gerando ineficiências produtivas que
põem em causa a competitividade da organização.
Solução Quidgest
A Quidgest coloca ao serviço do cliente a tecnologia para
melhorar a eficiência dos processos quotidianos de aquisição de bens e
serviços. Disponibiliza, ainda, os mecanismos necessários para controlar
custos e coordenar as actividades de todas as áreas envolvidas nas
compras.
A solução de Compras Electrónicas consiste na
implementação de um portal onde uma entidade pode criar a sua encomenda
e submetê-la a um fornecedor, com o objectivo de:
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Gerar poupanças e aumentar a eficiência do processo de aquisição;
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Aprofundar o conhecimento da estrutura das despesas e dos processos de aquisição existentes;
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Aumentar a transparência dos procedimentos;
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Melhorar os tempos de resposta em
relação às solicitações internas e ao
próprio mercado;
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Adoptar práticas inovadoras.
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Esta solução tira partido da integração do Sistema de Compras
Electrónicas com o Gestão Financeira, Gestão de Stocks e o Cadastro e Inventariação
de Bens do Estado (CIBE) de uma organização, representando um
instrumento eficaz de gestão e controlo na aquisição de bens e serviços.
O sistema é integrável em qualquer software de gestão e permite:
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Gerir o registo da informação dos fornecedores e
entidades requisitantes;
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Gerir os pedidos de fornecimento dos produtos, a
coberto de um contrato ou encomenda previamente estabelecida (e-catalogue);
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Limitar o acesso aos conteúdos do catálogo,
segundo diversos critérios;
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Visualizar as imagens dos artigos, assim como
características ou especificações parametrizáveis e preço, com e sem
IVA;
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Efectuar encomendas;
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Controlar a quantidade de bens pedidos e
recebidos;
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Registar as devoluções;
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Verificar as facturas;
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Anexar um ou mais documentos digitais a todos os
registos da requisição, da encomenda e da factura;
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Efectuar consultas ao mercado, de preços e
condições de fornecimento, sendo possível aos fornecedores aceder à
informação da consulta;
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Registar e consultar todos os pedidos de
esclarecimento efectuados pelos fornecedores, bem como as respostas
aos esclarecimentos;
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Gerir os concursos dos fornecedores a
seleccionar;
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Registar a recepção e abertura das propostas nas
datas oficiais;
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Exportar os dados para Excel;
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Inserir lances/ofertas dos fornecedores;
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Utilizar login e password pessoais e
intransmissíveis, de forma a garantir a segurança e a autenticidade
dos utilizadores.
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Integração com outros
sistemas: a informação da solução de Compras Electrónicas
pode ser integrada com o CIBE - Cadastro e Inventariação
dos Bens do Estado, Gestão de Stocks e Gestão Financeira.
Optimização das relações entre comprador e
vendedor: através da criação de uma plataforma bidireccional
de comunicação entre a organização e os fornecedores, intensificam-se e
melhoram-se as relações e transacções entre comprador e vendedor.
Disponibilização de informação actualizada em
tempo real: o armazenamento electrónico dos dados e os
mecanismos automáticos de notificação das compras permitem ao gestor ter
acesso a informação fiável e atempada sobre as aquisições efectuadas e,
assim, melhor acompanhar os gastos.
Facilidade de acesso à informação: é
possível aceder à informação através de qualquer forma de ligação à
Internet.
Controlo da origem das despesas: a
transparência nos processos de aquisição e a facilidade de consulta da
informação das compras possibilitam um maior conhecimento dos produtos
transaccionados e, com isto, um maior controlo e coordenação das
compras.
Não duplicação de tarefas: a
interligação entre os sistemas de Compras Electrónicas, de Gestão
Financeira e de Gestão de Stocks elimina a necessidade de, cada vez que
existe uma compra, reproduzir essa mesma operação no sistema financeiro
e dar baixa nos stocks em armazém, já que ela é automaticamente
representada nas três áreas.
Racionalização de custos para o comprador e o
vendedor: para as organizações que negoceiam grandes
quantidades de produtos, as compras electrónicas permitem o envio das
mercadorias somente quando essas são necessárias, à semelhança de um
sistema “just-in-time”. Desta forma, os custos na mobilização e
manutenção dos armazéns de stocks são reduzidos e evita-se desperdícios
de recursos.
Velocidade na execução de tarefas: a
eliminação do tratamento manual da informação e a automatização dos
processos de requisição, notificação e aprovação aceleram todo o
processo das compras.
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