Novo site

 

 
                  
 
 

José María Viedma e Maria do Rosário Cabrita, fundadores da metodologia Intellectual Capital Benchmarking System (ICBS), lançam a 27 de novembro o seu novo livro na área do capital intelectual. O software que permite a aplicação da metodologia descrita pelos autores foi desenvolvido em parceria com a Quidgest.

O livro, com o título “Entrepreneurial Excellence in the Knowledge Economy”, tem o selo da Editora Palgrave Macmillan e será lançado no mercado internacional estando disponível a partir desta data nas mais conceituadas livrarias de todo o mundo, podendo ainda ser adquirido via online.

No novo título são abordadas as grandes mudanças, oportunidades e desafios emergentes da Nova Economia. Numa fase de profunda turbulência, intangíveis como o conhecimento, as competências, a agilidade organizacional e o capital intelectual assumem um papel fundamental.

Nos vários capítulos que compõem a obra, os leitores poderão aprofundar e compreender os vetores críticos que conduzem à excelência, bem como alguns quadros teóricos e modelos práticos do capital intelectual. São também apresentados alguns exemplos que aplicam a metodologia do  ICBS, uma ferramenta de gestão estratégica que permite às empresas fazer o benchmarking das capacidades críticas atuais e futuras essenciais para o bom desempenho organizacional. Com o desenvolvimento deste modelo pretende-se disponibilizar aos gestores um instrumento de gestão para o diagnóstico organizacional que permita promover a inovação e contribuir para a identificação e o reforço das vantagens competitivas existentes.

Para os responsáveis poderem implementar nas suas organizações o ICBS e poderem avaliar o estado do capital intelectual, os autores desenvolveram, em parceria com a Quidgest, uma ferramenta informática de apoio, que permite elaborar o check-up estratégico. Este software tem como objetivo efetuar um benchmarking com os principais concorrentes, avaliar as competências existentes na organização, realizar análises específicas para cada uma das áreas de negócio da organização ou até detalhar esta análise por produto.

Com a aplicação da metodologia, as organizações podem perceber a importância de cada uma das unidades de negócio no contexto da organização, avaliar o contributo dos ativos intangíveis para o resultado, preencher lacunas existentes e delinear novas estratégias para obter melhores resultados.

 

Clique aqui para mais informações sobre o ICBS

 

©2015 Quidgest               R. Castilho n.º 63, 6.º | 1250-068 Lisboa / Portugal      Tel: (+351) 213 870 563/652/660    Fax: (+351) 213 870 697     Mail: quidgest@quidgest.pt